Cozinha, lugar sagrado

Por Karis Brito – Associada do Organizada

A minha avó sempre me dizia que se conquistava o afeto de uma pessoa pela comida… Na época, eu era pequena e achava apenas engraçado, mas hoje entendo o que ela queria dizer.

Imagem ilustrativa de Aeron Huber, Unsplash

A cozinha é um ambiente sagrado em nossa casa, pois é neste local que preparamos o alimento, fonte de energia para podermos viver! E não há nada mais bonito do que você preparar a comida para si, mas especialmente para o outro… Além de símbolo de afeto, representa o cuidado com o próximo e é também um ato de compartilhar.

Segundo a técnica chinesa de harmonização dos espaços, o Feng Shui, a cozinha está relacionada à abundância e à prosperidade; é a área associada ao dinheiro. Por isso, é essencial cuidar desse ambiente em todos os aspectos: disposição dos móveis, organização dos utensílios nos armários e definição da iluminação ideal – neste caso, melhor optar pela luz branca, que permite que você veja mais claramente o alimento que está preparando.

Nem preciso dizer, então, o quanto é importante manter a cozinha limpa e organizada, não é mesmo?!

Aqui vão seis dicas para você organizar a sua cozinha:

  1. Mantenha nos armários ou nas prateleiras mais fáceis de acessar apenas o que será usado no dia a dia, a exemplo de copos e de pratos. Nas partes mais altas dos armários, coloque o que não for de uso rotineiro.
  2. As panelas devem ficar em armários baixos, próximos ao fogão e à bancada da pia. Assim, estarão à mão na hora de cozinhar os alimentos.
  3. As novas compras de supermercado devem ser colocadas na despensa ou em uma parte do armário específica, atrás dos alimentos antigos. Dessa forma você evita que o prazo de validade dos alimentos vença antes do uso.
  4. É interessante organizar os alimentos por categoria e deixá-los à vista. É a maneira de você enxergar tudo o que tem e não sair comprando sem necessidade, o que evita o desperdício.
  5. Organize todos os recipientes de plástico e de vidro e descarte aqueles que não tiverem as suas respectivas tampas.
  6. A cada três meses, esvazie os armários e limpe-os por dentro. Ah!, e não se esqueça também de limpar a geladeira.

Concluindo: para que você tenha uma vida mais organizada e feliz, a palavra de ordem é funcionalidade. Ou seja, mantenha as coisas à mão, categorizadas e sempre nos mesmos lugares. Agindo assim, a sua rotina fica mais fácil e você ainda consegue ganhar uns minutinhos extras para se cuidar.

Sou Karis Brito da KAZA KARIS, Personal Organizer desde 2016. Quer tirar mais dúvidas, entre em contato comigo no contato@kazakaris.com.br. Terei o maior prazer em te ajudar!

“A nossa casa é como a nossa almareflete a nossa essência e nosso estado de espírito!”. Karis Brito

Saiba mais sobre Karis Brito no link: https://organizada.com.br/guia/kaza-karis/


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE