FACILITE SUA ROTINA COM UMA COZINHA IMPECAVELMENTE ORGANIZADA

Por Beth Guimarães – Associada do Organizada

Atualmente, ter uma cozinha enorme é um luxo para poucos. Vivemos em centros urbanos onde os espaços para moradia se reduzem a cada dia e “fazer caber” não tem sido uma tarefa muito fácil. A saída tem sido recorrer à magia da organização.

Uma organização profissional faz milagres, mas não acontece em um passe de mágica. Exige que você reveja seus hábitos, tenha disciplina e se comprometa com a mudança.

Imagem por ginsburgconstrution via Pixabay

Veja os 6 passos essenciais de quem quer fazer as pazes com sua cozinha:

Autoconhecimento

Deve haver um equilíbrio entre o seu estilo de vida e o ambiente em que mora. Só conseguirá isso com autoconhecimento. Entenda muito bem como funciona sua rotina em relação ao uso da cozinha de sua casa.

É muito comum encontrarmos cozinhas lotadas de panelas, utensílios e formas, em casas onde sequer as pessoas cozinham. Ou, cristaleiras com centenas de pratos e taças em casas onde só residem duas pessoas.

Só tenha o que é necessário para que sua rotina seja prática e funcional.

Descarte

Quando conseguimos entender com clareza a nossa rotina, também percebemos que muitos itens em nossa cozinha servem apenas para ocupar espaço e darem trabalho. Retire tudo de dentro dos armários, converse com cada item que encontrar e veja se realmente ele tem que permanecer em sua vida. Desapegue daquilo que não é útil ou daquilo que não te faz verdadeiramente feliz.

Limpeza

Aproveite que os armários estão vazios e faça uma limpeza bem caprichada. Não só nos armários, mas também nos utensílios que voltarão para dentro deles.

Nesse momento, também é bom rever as portas e puxadores. Caso precise de ajustes, chame algum profissional que possa resolver e deixe tudo em perfeito funcionamento.

Planejamento

Não basta apenas descartar as tralhas e depois socar tudo o que sobrou de volta dentro dos armários. Planeje a setorização de tudo. Organize utensílios semelhantes no mesmo armário e perto de onde serão utilizados. Itens que você usa para preparar os alimentos, por exemplo, devem ficar próximos ao fogão.

É nesta hora que você irá definir a necessidade de itens organizadores. Quais, e quantos, irá utilizar para adequar o os seus objetos ao seu espaço. Use e abuse de prateleiras, organizadores de formas e tampas, divisores de gavetas, ganchos, caixas…

É um investimento que vale muito a pena. Confie.

Organização

Pronto. Agora que já sabe o que vai permanecer em sua vida, pode colocar a mão na massa e ir organizando todos os itens nos lugares definidos. Faça esta parte do processo com muito carinho e atenção. Se achar que o planejamento falhou em algum aspecto, repense-o. O importante é que sua cozinha fique o mais funcional possível. Não esqueça que um aspecto visual agradável também é importante.

Manutenção

É sempre importante lembrar que “Organização” não é um evento único. Organização é um hábito diário. Devolva tudo no lugar após o uso. Faça de sua cozinha uma aliada em sua rotina e não o contrário.

Saiba mais sobre Beth Guimarães no link: https://organizada.com.br/guia/organizando-comigo/


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE