Organizaçāo de cozinha descomplicada – em 10 passos

 

Por Nina Lima – Associada do Organizada

Muitos afirmam que a cozinha é o coração de uma casa. E eu concordo com essa ideia, afinal é o lugar onde tem mais calor, aconchego e onde a comida será preparada com amor.

Ali, acontecem aquelas alquimias interessantes que podem encantar amigos e familiares!!

No meu trabalho, é muito comum eu me deparar com cozinhas bem desorganizadas  e principalmente com excesso de objetos,  muitos produtos e utensílios fora do lugar.  E assim a rotina fica muito prejudicada com  essa falta de organização.  O tempo que despendemos na cozinha será muito maior e menos prazeroso por causa da bagunça, acreditem!

Portanto, ter uma cozinha organizada  é tudo de bom e traz muitos benefícios!

Para iniciar a organização de uma cozinha, devemos seguir algumas regras básicas:

1-    Fazer uma triagem e o desapego de produtos e utensílios;

2-    Deixar somente eletroportáteis que funcionem e que sejam utilizados com uma freqüência mínima;

3-    Determinar um local para cada categoria, não coloque a mesma “família” de objetos espalhados em lugares diferentes;

4-    O que é de uso diário deve permanecer em prateleiras de fácil acesso e nas gavetas mais altas;

5-    Mantenha os utensílios que você utiliza para cozinhar o mais próximo possível do fogão;

6-    Os objetos utilizados com pouca frequência devem ser guardados em prateleiras mais altas;

7-    Coloque sinalização nas prateleiras e gavetas, deixe o mais claro possível o lugar de cada coisa, assim qualquer pessoa poderá retornar ao lugar correto;

8-    Se você tem pouco espaço de prateleiras, invista em aramados ( as chamadas prateleiras ganha espaço) e suportes de ganchos para xícaras e taças;

9-    Tenha sempre em mente que, quanto menos peças você tiver, mais fácil será operar, menos peças para sujar e guardar;

10- Tenha  sempre nas gavetas : divisores para talheres, cestinhos auxiliares e tapete anti -derrapante para os utensílios maiores.

Lembre sempre que a cozinha é um ambiente vivo!

Devemos manter a rotina de devolver as peças para os seus devidos lugares, e estipular ciclos de limpeza e desapego nela: sempre temos objetos repetidos, pouco funcionais, que se quebram, lascam, trincam, etc. Tudo isso requer de sua parte um olhar cuidadoso para manter a organização e harmonia da sua cozinha.

Procure manter os alimentos longe da umidade e do calor na cozinha, para  garantir uma boa segurança alimentar. Se a sua despensa fica em um dos armários, tenha cestos para definir as categorias e sinalização.

Também é muito importante manter um estoque de acordo com o seu espaço disponível; não adiantar entulhar as compras por conta de “ofertas imperdíveis”. Se você não conseguir ter uma boa visualização e organização de tudo, certamente haverá desperdício de alimentos.

O mesmo vale para a geladeira, tudo deve estar à vista, nada de empurrar potes para o fundo das prateleiras, eles ficarão escondidos e provavelmente a comida estragará.

A sua cozinha pode e deve conter objetos decorativos, peças de família em destaque,  que trazem aquele charme especial ao coração da sua casa, mas lembre:  não exagere, pois quanto menos poluição visual, melhor. Aliar decoração com organização, na medida certa!

Então, mãos à obra, cozinha organizada, felicidade na rotina doméstica garantida!!

Se você tiver dúvidas ou quiser trocar mais ideias, é só me procurar no Instagram @ninalima.organizer , vou adorar continuar essa conversa sobre cozinha e organização!

 Saiba mais sobre Nina Lima no link: https://organizada.com.br/guia/nina-lima-personal-organizer/

 


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE