Você sabia que um profissional de organização também pode organizar seu celular e computador?

Por Kalinka Carvalho – Associada do Organizada

Freepik

A modalidade organização digital ainda é pouca conhecida no mercado. 

Ela consiste em organizar os arquivos e dispositivos digitais, assim como sua vida online, trazendo um melhor gerenciamento das suas informações e controle do seu tempo. Hoje conseguimos ter todas as informações na palma da mão, porém muitas vezes quando precisamos de uma informação, perdemos muito tempo procurando e as vezes não achamos o que precisamos.

O que você ganha quando organiza sua vida digital?

A primeira coisa é conseguir gerenciar tudo que chega, priorizando o que é realmente importante, usando as redes sociais de maneira adequada e assim conseguindo usar seu tempo em tarefas e projetos importantes. 

Outra coisa é ter o controle dos e-mails, mensagens, arquivos, encontrando-os com facilidade, mantendo suas informações seguras e podendo compartilhar quando for preciso.

CASE:

É difícil mostrar resultados em fotos da uma organização digital, mas vou mostrar um exemplo para que consiga visualizar parte do processo:

Essa é a minha área de trabalho antes do processo:

Fonte: Antes da área de trabalho 

 Essa é a minha área de trabalho, depois do processo:

Fonte: Depois da área de trabalho 

DICAS:

Vamos aos passos para iniciar a sua organização digital:

  1. Planejamento (o que deve ser feito?) Em nosso exemplo, organizar a área de trabalho;
  2. Descarte (o que nāo preciso organizar? Jogar no lixo) Em nosso exemplo, abro os arquivos e vejo o que quero guardar e o que nāo quero jogo fora.
  3. Categorize (quais sāo os principais temas/assuntos?) Em nosso exemplo, faço pastas com temas principais para organizar os arquivos;
  4. Identifique (qual nome é mais intuitivo?) Em nosso exemplo, uso nomes que sejam intuitivos e que encontre com facilidade;

Outra dica é sempre faça backup, que nada mais é que uma cópia fiel, idêntica do que você tem, ele é fundamental é muito importante para nāo perdermos nossas preciosas informações. Tenha sempre um em uma nuvem e outro em um HD.

No celular, para aproveitar melhor seu tempo, habilite apenas o que usar, retirando notificações e configurando de maneira que você nāo vire escrava dos outros. Ter as senhas mapeadas e organizadas também é fazer sua organização digital, sabendo quando atualizá-las se for necessário.

Atualizações nas redes sociais fazem parte também de uma vida organizada digital, para que você nāo perca tempo com coisas desnecessárias. Reserve um dia da semana para colocar tudo em ordem e faça um checklist do que deve ser atualizado.

E aí agora que sabe o que é organização digital e viu que tá precisando de uma ajudinha, que tal me chamar? Visite meu perfil no Organizada e se gostar de mim envie e-mail para contato@kalinkacarvalho.com.br e agende um bate papo, quero te ajudar a ter o controle da sua vida digital.

Saiba mais sobre Kalinka Carvalho no link: https://organizada.com.br/guia/kalinka-carvalho/


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE