BEBÊ A BORDO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA RECEBÊ-LO!

Por Kalinka Carvalho – Associada do Organizada

Fonte: Pixabay

Você descobriu que está grávida! E agora o que fazer? Por onde começar? O que comprar e providenciar? Calma, sou Kalinka Carvalho consultora em organização há quase 9 anos e māe da Laís e vou te passar algumas dicas de como se organizar para a chegada do bebê.

A gravidez dura cerca de 9 meses (40 a 42 semanas) e vou falar sobre tarefas importantes que devemos fazer ao longo desses meses para nāo deixar tudo para a última hora! Veja abaixo:

No 1º trimestre (1 a 12 semanas): Esse período é bem delicado para a grávida e onde ela sente muitos desconfortos, lembre-se de alimentar-se bem e descansar, inicie as consultas de pré-natal para acompanhar a evolução do seu bebê. As pessoas costumam aguardar completar 3 meses para contar as pessoas que vai ter um filho, mais se você preferir conte apenas para os mais próximos. Para quem trabalha em empresa, é importante comunicar assim que souber ao seu gestor, assim evita complicações depois.

Há aqueles que querem saber o sexo e acabam revelando para a família através do que chamamos de Chá Revelaçāo, super na moda no momento. Caso já saiba o sexo pode começar a pensar em nomes e se for fazer obras para a chegada do bebê comece o quanto antes para dar tempo de terminar.

No 2º trimestre (13 a 26 semanas): No comecinho do trimestre já podemos definir o tema do quarto do bebê e começar a pesquisar os móveis e objetos necessários para o enxoval. Lembre-se que muitos objetos são usados por pouco tempo e nem sempre são necessários. Veja as opções de pegar emprestado, comprar usado ou alugar. Você irá ganhar muitas coisas, então vá com calma na hora das compras. No final desse trimestre compre os móveis pois eles demorar de 40 dias a 2 meses para entregar, certifique-se se o serviço de montagem está incluso.

Inicie as visitas pelas maternidades de sua escolha e comece a ler sobre o parto, amamentação, puerpério, cuidados com o bebê, etc. Esses sāo temas importantes que você precisa entender para fazer as melhores escolhas. Nesse o trimestre você estará mais disposta, então aproveite e deixe tudo esquematizado.

Fonte:Pixabay

No 3º trimestre (27 a 40 semanas): É nesse trimestre que costumamos fazer a Fotografia de Gestante, pois a barriga já aparece e também o Chá de bebê (recebe itens em geral)ou Chá de Fraldas (recebe fraldas). Cerca de 40 dias antes da data prevista para o parto, lave todas as roupas do bebê que serão usadas nos 3 primeiros meses. Na hora de organizar o quarto e a cômoda, separe as roupas por idade: RN a 2 meses, 3 a 6 meses, 7 a 9 meses e 10 meses a 1 ano). No trocador guarde os itens de troca de fralda e os que serão usados com frequência, roupas mais elaboradas de passeio devem ficar penduradas. Ao organizar a mala da maternidade, utilize a lista que o hospital disponibiliza, assim não corre o risco de levar coisas a mais ou a menos. Deixe uma lista com seu acompanhante de quem precisa ser avisado do nascimento.

Durante toda a gravidez organize uma pasta com seus exames, tire fotos da evolução da barriga e registre em um diário todos os sentimentos que estiver passando. Se seguir essas pequenas dicas de organização e cronograma, ficará menos ansiosa e tudo estará organizado a tempo para receber o bebê.

Fonte:Pixabay

Espero ter ajudado e se precisar de alguma coisa, sou baby organizer! Visite meu perfil no Organizada ou acesse meu blog para encontrar mais conteúdos sobre organização para māes.

Saiba mais sobre Kalinka Carvalho no link:


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE