CUIDADOS NA HORA DE ORGANIZAR OS SAPATOS

Por Karis Brito – Associada do Organizada

Os sapatos – objetos de desejo de grande parte das mulheres e de uma boa parte dos homens – também merecem cuidado especial na hora de organizar!

Segundo a técnica chinesa de harmonização dos espaços, o Feng Shui, há uma regrinha importantíssima que deve ser levada em conta!

Fonte: andrew-tanglao-unsplash

Muitas vezes optamos por escolher uma cama box com baú e logo pensamos em armazenar os nossos sapatos neste espaço. Entretanto, de acordo com o Feng Shui, essa não é uma boa ideia, pois os sapatos carregam a energia e trazem a sujeira da rua. Se ficam embaixo de nós enquanto estamos dormindo, é essa energia que recebemos ao longo dos nossos períodos de sono. Por isso, o ideal é você manter no baú da cama box roupa de cama limpinha e cheirosa! 

Sugiro que você também evite material de trabalho, pois prejudica os seus momentos de descanso e de desconexão.

Voltando ao mundo da organização dos sapatos… outra dica valiosa! Antes de começar a organizá-los, separe aqueles que você não usa ou não te servem mais, e descarte-os! Separe também os que estão com as solas soltas, com os saltos danificados ou precisando ser engraxados e leve-os ao sapateiro para serem consertados.

Neste momento pré-organização também é interessante aproveitar para limpá-los! Claro que você pode fazer disto uma rotina. Seguem algumas dicas:

  • Para limpar a sola, eu particularmente gosto de usar pano com álcool!
  • Para higienizar a parte interna, minha sugestão é espirrar Lysoform spray – um tipo de desinfetante que você consegue comprar em qualquer supermercado. Porém, deixe o sapato secar antes de guardá-lo ou de calçá-lo. Outra sugestão é deixá-lo ao sol!
  • Para tirar os odores ruins uma dica bacana é fazer um sachezinho de bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) com tecido TNT e deixá-lo dentro do sapato no armário.
  • Se quiser dar um pouco de brilho no sapato de couro, você pode colocar um pouco de creme corporal ou de condicionador de cabelo num papel toalha e ir, com jeitinho, passando-o no couro do calçado.
  • Especificamente sobre os calçados de couro, uma dica para que eles não deformem é colocar por dentro do sapato um modelador que vai ajudar a manter o formato ou improvisar com jornal (faz uma bolinha e coloca por dentro – ideia muito usada também para conservar as bolsas). E, no caso das botas de cano alto, a sugestão é armazená-las deitadas dentro de sacos de TNT ou em pé com um molde para mantê-las no formato ou improvisando com uma cartolina que fique um pouco enrolada, de forma que ajude a conservar o molde da bota. 
Fonte: Footwear – isorepublic.com

Chegada a hora de organizar os sapatos é importante entender qual o espaço que você tem, pois assim conseguirá planejar a melhor forma de guardá-los. Afinal, hoje em dia, existem diversos tipos de organizadores – podem ser caixas, sacos de TNT com visor, organizadores que ficam pendurados no cabide, sapateiras específicas para este fim, gaveteiros deslizantes… Enfim, uma infinidade de possibilidades…

E aí gostou das dicas?

Sou Karis Brito da KAZA KARIS, Personal Organizer desde 2016. Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato comigo no contato@kazakaris.com.br. Será uma alegria te ajudar!

A nossa casa é como a nossa almareflete a nossa essência e nosso estado de espírito!”. Karis Brito

Saiba mais sobre Karis Brito no link: https://organizada.com.br/guia/kaza-karis/


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE