COMO TIRAR MANCHAS – GUIA DEFINITIVO

https://youtu.be/pTQhoOaBZoI

Olá Amoras e Amores! Como tirar manchas: essa é uma das dúvidas que eu mais recebo no meu canal.

Portanto, criei esse guia definitivo, com as principais dicas para tirar manchas, que tiram o sono de vocês!

1- Como tirar manchas de caneta

O primeiro ponto para a solução desse problema, é descobrir se a mancha foi feita com caneta esferográfica, aquela simples, tipo Bic, ou se a mancha é de caneta hidrográfica, tipo as de canetinhas.

Afinal, as soluções são diferentes:

  • Caneta Esferográfica

É só embeber um chumaço de algodão com álcool e aplicar na mancha. Fácil assim! Olha a mancha indo embora.

  • Caneta Hidrográfica

Para tirar a mancha de canetinha, vou fazer um sanduíche tira manchas. Embaixo da roupa, você vai colocar uma folha de papel toalha, em cima da mancha, pingue um pouco de leite, feche o sanduíche com mais uma folha de papel toalha, assim, o papel vai absorver a mancha da tinta.

2- Como tirar manchas de ferrugem

Mais uma vez, tenho uma pergunta essencial para te fazer: essa mancha é nova ou antiga? O ideal, é sempre agir o mais rápido possível quando o assunto são manchas, independente do tipo.

  • Mancha recente

Você vai fazer uma pastinha com limão e sal, em cima da mancha, o tecido deve estar úmido.
Leve a roupa dentro de uma bacia com água para o sol e deixe quarando por no máximo 2 horas, aí é só se despedir da mancha de ferrugem.

  • Mancha antiga

No caso de manchas antigas de ferrugem, infelizmente, não tem jeito, vamos ter que apelar para produtos industrializados, nesse caso, eu indico o uso do Semorin.

3- Como tirar manchas de mofo e bolor

Manchas de mofo e bolor são as mais buscadas no meu canal, e claro, eu tenho uma misturinha para acabar com esse terror.

Você vai precisar fazer uma mistura de:
1l de água sanitária com 1 xícara de açúcar, depois, é só colocar a peça de molho em uma bacia com água e essa solução, assim, o mofo ou bolor vão embora!

Ah, é importante sempre fazer um teste em um pedaço do tecido da roupa, para confirmar se o corante da roupa, não vai manchar em contato com a água sanitária.

Baixe meu e-book com 100 dicas para simplificar seu dia a dia.

4- Como tirar manchas de molho de tomate

Macarronada é uma delícia, mas ninguém merece manchas de molho de tomate nas toalhas ou roupas. Olha só como é simples acabar com elas:

  • Mancha recente

Acabou de manchar? Retire o excesso de molho da peça com papel toalha para absorver e não aumentar a mancha.

Coloque detergente neutro sobre a mancha, esfregue suavemente com uma escova de dentes macia e veja a mancha sumindo.

  • Mancha antiga

Não conseguiu limpar a mancha na hora? A melhor opção é recorrer aos produtos industrializados, como os limpadores enzimáticos.

5- Como tirar manchas de sangue

Sim, manchas de sangue amora!

Você pode se cortar, pode sujar a roupa com sangue da menstruação, essa mancha pode ser muito comum.

A primeira dica, e mais essencial, é nunca, jamais, usar água quente! O calor só vai fazer o sangue impregnar ainda mais. Você pode usar uma dessas opções:

  • Água oxigenada de 10 volumes, é só colocar na mancha, deixar espumar e deixar agir.
  • Água com gás, coloque sobre a mancha e ela vai sair rapidinho.
  • Misture água e sal, até formar uma pastinha, coloque sobre a mancha e deixe agir.

6- Como tirar manchas de azeite ou gordura

Aqui o segredo é remover a mancha, antes do processo de lavagem. É só colocar talco sobre a mancha e deixar agindo por 12h.

Você também pode substituir por o talco por farinha de trigo ou amido de milho.

Quer acelerar o processo? Coloque o talco sobre a mancha, um pedaço de papel tolha por cima e passe o ferro por cima. Depois da mancha absorvida, é só lavar normalmente.

7- Como tirar manchas de achocolatado

Primeiramente, você precisa hidratar essa roupa, molhe a peça com água fria, depois, coloque detergente neutro sobre a mancha, deixe agindo e esfregue aos poucos, você vai observar o achocolatado indo embora!

8- Como tirar manchas de protetor solar

Assim como as outras manchas, o quanto antes tirar, melhor!

  • Mancha recente

O protetor solar é gorduroso, por isso, é importante colocar o detergente neutro sobre a mancha e ir esfregando aos poucos.

  • Mancha antiga

Nesse caso, você vai precisar de um sabonete branco, passe sobre a mancha com a roupa úmida, coloque em uma bacia com água e leve para quarar no sol, por 2 horas. Fácil assim!

9- Como tirar manchas de barro

Essa mancha, ouso dizer, é uma das mais chatas de serem removidas, mas calma, eu tenho uma dica super simples para você!

Em um balde, coloque água e vinagre branco de álcool, coloque a roupa de molho, e o mais importante, troque a água do molho constantemente! Essa mistura vai soltar o barro da roupa, então é muito importante trocar sempre a água, para não manchar ainda mais a peça.

10- Como tirar manchas de frutas

Ahh, como as mamães me mandam essa dúvida! As soluções variam conforme a fruta, olha só:

  • Banana, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água, coloque na mancha e leve ao sol em uma bacia com água por 15 minutinhos.
  • Açaí, para tirar essa mancha, pingue algumas gotinhas de limão e deixe agindo, você também pode usar detergente neutro.
  • Frutas vermelhas, faça uma misturinha de partes iguais de vinagre branco de álcool e álcool, coloque na mancha e vá esfregando até sumir.
  • Para qualquer tipo de frutas, você pode usar essa solução: 1/4 de copo de água, 1 colher de sopa de sabão em pó e 3 colheres de sopa de água oxigenada. Misture tudo e use para tirar as manchas. A validade é imediata, não dá para guardar. 😉

E então, anotou todas as dicas? Deixe esse conteúdo salvo no seu celular, compartilhe com as amigas, e sempre que surgir aquela mancha indesejadas, confere a dica especial que que trouxe para você!

Até a próxima!


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE