TIPOS DE VINAGRE E SEUS USOS

Olá Amoras e Amores! Vocês me chamam de rainha do vinagre e eu amo esse título! Mas eu quero saber aqui: será que você sabe quais são os tipos de vinagres e seus usos?

Bom, sabendo do meu amor por vinagre de álcool, a fabricante de vinagres Castelo Alimentos, me convidou para conhecer toda a linha de vinagres. Eles me deram um verdadeiro manual do vinagre, que é claro, vou compartilhar aqui com você!

Então, está preparada para conhecer os tipos de vinagre e seus usos?

Vinagres Tradicionais

A Castelo Alimentos, classifica seus vinagres em 3 tipos: Vinagres Tradicionais, Vinagres Especiais e Vinagres de Álcool.

Primeiramente, vou explicar para você quais são os vinagres tradicionais. Eles são classificados assim, porque são provenientes da fermentação da uva.

Vinagre de vinho branco e Vinagre de vinho tinto

São provenientes da fermentação da uva, e por isso, são os famosos vinagres tradicionais.

Eles possuem 4% de acidez, e tem como características serem saudáveis, terem sabor marcante e aromático.

Principais usos: O vinagre de vinho tinto, é indicado para temperar carnes vermelhas e saladas tipo de rúcula e agrião.

Já o vinagre de vinho branco, é indicado para tempero de carnes brancas e saladas leves, de legumes e folhas claras.

Vinagres especiais

Vamos agora para os vinagres especiais, eles são classificados assim, por serem provenientes da fermentação de outros alimentos.

Vinagre de Arroz

Como o nome já diz, esse vinagre, é resultado da fermentação do arroz. Ele é muito usado na culinária oriental.

Assim como os vinagres de uva, ele também tem acidez de 4% e tem como característica o sabor suave.

Principais usos: Amora, esse vinagre é perfeito para fazer receitas orientais, como sushi e sunomomo.

Vinagre de Maçã

Outro vinagre que também é classificado como vinagre especial, é o Vinagre de maçã. Ele é resultado da fermentação da fruta.

Aliás, o vinagre de maçã vem ganhando muito destaque no mundo nutricional nos últimos anos. Ele é indicado em muitas dietas, e tem como característica ser muito saudável. Ah, sua acidez também é de 4%.

Principais usos: O vinagre de maçã é indicado para saladas de folhas novas, com legumes cozidos, ou até mesmo, com frutas.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

Vinagres de álcool

E agora, chegamos nos meus queridinhos, os vinagres de álcool, aliás, eu gosto tanto dele, que já fiz um vídeo, com mais de 50 usos do vinagre!

Deixa eu já começar esse tópico com uma curiosidade, afinal, muita amora não sabe disso, o vinagre de álcool na verdade, não tem álcool na sua composição.

Ele tem esse nome por ser proveniente da fermentação da cana de açúcar, e no final, a presença de álcool na sua formulação é muuuito baixa.

Vinagre de álcool 4%

A Castelo Alimentos, tem essa linha de vinagres de álcool com 4% de acidez, eles são nomeados como vinagres suaves.

Principais usos: Ele é indicado para conservas vegetais e antepastos.

Vinagres de álcool saborizados

Além dos vinagres de álcool tradicionais, a Castelo Alimentos, ainda tem os vinagres de álcool saborizados, a base, é a mesa do vinagre de álcool tradicional, mas são acrescentados os sabores de alho ou limão.

Eles são muito indicados para usos culinários, uma delícia!

Vinagre de álcool 6%

Amora, eu não queria falar nada, mas, acho que essa linha da Castelo Alimentos foi feita para mim, pelo menos, eu estou apaixonada!

Essa linha de vinagre de álcool tem 6% de acidez, e seu uso é indicado para a higienização de verduras, legumes e frutas.

Mas vamos falar a verdade só eu e você aqui amora, a gente sabe que o Vinagre de Álcool tem muitos usos além desses né? Eu tenho outra dica aqui.

Outro ponto que eu amo dessa linha, são as embalagens econômicas de 2l e 5l, perfeito para toodas as misturinhas e usos do vinagre na limpeza da casa.

Então amora, agora você já virou expert nos tipos de vinagre e seus usos? Me conta aqui nos comentários, qual deles não pode faltar na sua casa!

Beijos e até a próxima!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE