COMO LIMPAR A SALA COM VINAGRE

Olá Amoras e Amores! Está quase acabando nossa série do manual do vinagre. Eu já te ensinei a limpar a cozinha, o banheiro e o quarto, e hoje, vou ensinar a como limpar a sala com vinagre.

Então aproveita para completar esse manual comigo!

1- Como tirar cheiro de mofo dos móveis

Eu tenho certeza que você deve ter um móvel mais antigo na sua sala, aquele, que você é apegada e jamais iriam se desfazer, mas, com o tempo, ele acabou ficando com cheiro de mofo não é?

Primeiramente, no caso de mofo, é importante descobrir a origem dele, se é causada por uma fonte de umidade, como um vazamento na parede em que o móvel fica encostado, ou se é apenas pelo móvel ser mais antigo mesmo.

Ok, agora vamos tirar esse cheiro? É muito fácil: deixe uma vasilha preenchida com vinagre branco descansando por 24h dentro do seu móvel. Isso fará com que o mofo desapareça!

2- Como limpar vaso de flores

Eu tenho muitos vasos na minha sala, inclusive, um deles foi o culpado por algumas manchas de água na madeira, mas isso, é papo para esse vídeo.

Mas, vamos falar sobre a limpeza desses vasos, aliás, é bom ressaltar que com o tempo, os vasos acabam acumulando depósitos minerais nas paredes, por isso, é tão importante realizar essa higienização.

Para fazer isso de uma forma fácil basta encher o vaso com partes iguais de água e vinagre branco e deixar de molho por 30 minutos.

Depósitos minerais mais antigos demoram mais a ceder, pode ser que você tenha que repetir o processo, tá?

Assim, suas plantas e flores também terão vida longa. 

3- Limpe os vidros da sua casa

Limpar os vidros, pode ser uma tarefa bem chata né? Era chata amora, agora, com essa dica, com certeza, tudo vai ficar mais simples.

A solução limpa vidros com vinagre é muito fácil. 

Aqui vou te passar uma receita em grande quantidade (que pode ser feita para o dia da faxina de todos os vidros) – mas se você não utilizar tudo no dia pode guardar por prazo indeterminado, tá? 

Para o vidro, misture em 5L de água 1 colher de sopa de vinagre e 1 colher de sopa de álcool. Coloque tudo em um frasco com borrifador, aplique a solução num pano macio e só depois aplique no vidro.

Prontinho, vidros limpos!

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

Como limpar a sala com vinagre

4- Limpe os tapetes

Tapete bom, é tapete limpo, cheiroso e macio! Então vamos aprender a como deixar ele assim?

Passe o aspirador no tapete para remover excessos de sujeira, pó e outros resíduos. 

Eu indico realizar o próximo passo em uma área externa, já que vamos usar água.

Faça uma solução de água e vinagre branco na mesma proporção, e use uma esponja umedecida na solução para passar levemente sobre o tapete ou utilize uma escova de cerdas médias. 

Finalize com um pano seco e deixe o tapete secar na sombra (para não desbotar) e do avesso (para não encharcar).

5- Limpe as persianas

Primeiramente, eu preciso te falar, que se você ainda não sabe, a meia é de grande ajuda no momento da limpeza da persiana, eu te ensino como aqui.

Recado passado, vamos para a misturinha com vinagre, que vai ajudar muito na hora de limpar as persianas.

Abra a persiana inteira e aspire dos dois lados das aletas. 

Depois, vista uma meia velha em uma das mãos e borrife partes iguais de água e vinagre branco na meia e comece a limpeza. 

A sujeira sairá facilmente!

6- Como limpar o piso de madeira ou laminado

Claro que essa dica, não poderia faltar na nossa listinha de como limpar a sala com vinagre.

Amora, eu recebo muito essa dúvida nas minhas redes sociais, afinal, existem mesmo alguns truquinhos para limpar o piso de madeira ou laminado.

Misture 1 litro de água, 10 ml de detergente neutro e 10 ml de vinagre de álcool. Em seguida, molhe um pano e passe no chão da sala com o auxílio de um rodinho ou mop.

Eu gosto de deixar essa mistura pronta no dispenser de um mop com spray. Super facilita a nossa vida na hora de limpar um respingo maroto do dia a dia.

7- Tire manchas difíceis do tapete

Aqui em cima, eu ensinei a como limpar o tapete, mas, algumas vezes, ele acaba ficando com algumas manchas mais difíceis de tirar né? Calma que eu tenho solução para isso também.

É simples e eficaz: coloque bicarbonato de sódio em cima da mancha.  Depois, por cima do bicarbonato, aplique vinagre branco; deixe espumar por cerca de 20 segundos e retire com um papel toalha limpo e úmido com água.

8- Limpe seu sofá

E para finalizar a nossa lista de dicas de como limpar a sala com vinagre, vem ele, a grande estrela desse cômodo: o sofá!

Aproveita e anota a receita dessa misturinha!

Você vai precisar de:

  • 1 colher das de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 copo de vinagre branco
  • 1 litro de água
  • 1/4 de copo de álcool
  • 1 colher das de sopa de amaciante não concentrado
  • 1 frasco borrifador

Como fazer:

Basta misturar tudo e, depois, borrifar no sofá. 

Caso haja alguma mancha ou sujeira mais específica, passe a receita com uma esponja de cerdas macias. Porque isso te ajudará a conseguir um efeito potencializado.

A validade dessa receita é pequena, por conta da reação entre bicarbonato e vinagre, tão importante para que o efeito de limpeza seja realmente atingido. Então, fique atenta! Não funciona após 6 meses.

Além de limpar o seu sofá, a receita também higieniza, graças a ação do bicarbonato e do vinagre, e perfuma, graças à mistura de álcool e amaciante. 

Então, melhor impossível, não é?

Aí amora, finalizamos nossa lista de como limpar a sala com vinagre. Você está gostando desse manual? Me conta aqui nos comentários.

Compre o vinagre de álcool 6% de acidez da Castelo Alimentos: https://amzn.to/2I5o5VG

Beijos!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE