MINHA ROTINA: LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

Já parou para pensar como é a minha rotina? Então hoje vou te contar um pouco sobre como é o meu dia, e como estou me organizando no meio da pandemia. Então, vem comigo acompanhar minha rotina de limpeza e organização.

Primeiramente, já vamos alinhar as expectativas tá? Neste caso, não vou falar sobre um dia que tenho limpeza pesada no meu cronograma.

Este é um dia normal da minha vida. Com toda a correria que envolve a limpeza, organização da casa, meus compromissos com o trabalho, com os filhos e etc. Então, se você quer ver um dia de limpeza pesada, não indico este post.

Mas, se você quer dicas para tentar organizar sua rotina de uma forma leve, possível e prática, então acompanhe meu dia aqui.

Rotina

Em meio a esse caos que estamos vivendo, tudo tão cheio de incertezas, na minha opinião, estabelecer uma rotina é essencial. Isso traz uma segurança para seu dia.

Então, primeira coisa, liste tudo que você precisa fazer no seu dia e assim, crie uma rotina.

E nesta rotina estão as pequenas coisas também tá? Como por exemplo, colocar o aspirador robô para trabalhar. Mas chega de spoiler, deixa eu te contar como é a minha rotina: limpeza e organização.

1º Passo

Eu, como boa geminiana, gosto de colocar várias tarefas para rodar ao mesmo tempo, assim aproveito cada minuto do meu dia.

Assim, logo quando acordo e começo minha rotina, já coloco o aspirador de pó robô para funcionar.

Compre aqui: https://amzn.to/3e4dLtp

Assim, ele já vai pegando todos os pelos da Paçoca Maria e já vai dando aquela geral no chão.

Enquanto isso, eu já verifico minha máquina de lavar louças. Guardo o que já está seco por lá, e dou uma geral na pia.

Compre aqui: https://amzn.to/3siJgFe

Aí Flávia, mas sempre dá certo? Claro que não kkk muitas vezes as coisas saem da rotina. Como por exemplo, acabei de arrumar a pia, o filho vem e deixa a caneca suja na pia.

Então o que eu faço nesse momento? Eu respiro, e falo pra ele que acabei de limpar, e por isso, ele precisa limpar a sujeira e bagunça dele.

Aliás, essa é uma dica de ouro! Minha rotina de limpeza e organização não gira só em mim. Ela inclui todos os moradores da casa. Afinal, se todos sujam, todos também precisam limpar.

2º Passo

Logo em seguida da geral na cozinha, passo para a segunda fase da rotina, que inclui regar as plantas.

Sinceramente, mais que uma tarefa, cuidar das plantas me ajuda muito a relaxar.

Compre aqui: https://amzn.to/3wU4Vai

Também aproveito para tomar aquele cafezinho, afinal ninguém é de ferro. Tomo meu café com calma viu! Não dá para começar o dia no 220w.

Compre aqui: https://amzn.to/3tlVRsA

É também neste momento que paro para fazer algumas reflexões sobre o dia. Mentalizar meus objetivos, agradecer. Enfim, é um tempo que eu tiro pra mim, e que é muito necessário para minha qualidade de vida.

Aliás, se tivesse que dar um nome para esse segundo bloco de tarefas da minha rotina, seria meu momento zen. É a hora que cuido de mim e do que me faz bem.

3º Passo

Agora vou para a lavanderia. Já separo as roupas que vou lavar e levo tudo para a máquina.

Compre aqui: https://amzn.to/3gbaxr0

Aliás, já vou deixar mais uma dica. Eu não gosto de acumular muitas roupas. Prefiro lavar aos poucos. Assim, não perco muito tempo estendendo e dobrando as peças depois.

Por que sim, eu sei que dá preguiça ver aquele mundo de roupas te esperando!

Mais uma coisa, não passo mais roupas em casa! Eu aproveito esse momento para recolher as roupas que estão no varal, já passo a misturinha mágica, dobro e guardo.

Assim a tarefa das roupas está concluída!

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

4º Passo

Se pudesse dividir, diria que estes primeiros passos, são o começo da minha manhã.
Depois intercalo minha atenção entre compromissos do trabalho e casa.
Então é neste momento que procuro criar conteúdos para vocês, conversar com a minha equipe.
Enquanto isso, vou adiantando o almoço. Aliás, nós adoramos cozinhar aqui em casa. Então preparar o almoço sempre é um momento mais descontraído.

E mais uma dica! Estou dando preferências para receitas que posso preparar, colocar no forno e ela se resolve sozinha. Enquanto isso, vou adiantando outras tarefas.

Assim aproveito melhor meu tempo e chego ao grande x da questão. Agora eu estabeleço horários para minhas tarefas e trabalho e finalizo minha rotina às 17h.

Isso é essencial para seu dia viu! Estabeleça limites para suas tarefas, você também precisa descansar!

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5º Passo

Almoçamos 🙌

E por aqui é assim, eu e o Ricardo, meu namorido, fazemos o almoço, e as crianças arrumam a cozinha depois.

E mais uma vez, usamos as máquina de lavar louças. Sinceramente, ela é minha grande amiga no dia a dia.

6º Passo

Basicamente, minha tarde também é intercalada por cuidados com a casa e escritório.

E assim, meu dia passa voando! Até às 17h! Meu limite para realizar as tarefas, e se não deu tempo, fica para amanhã! Porque depois desse horário, chegou o momento de me cuidar, fazer um exercício físico, enfim, ter o momento da Flávia.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Dicas extras

Eletrodomésticos

Como você percebeu, eu uso muito os eletrodomésticos no meu dia. Tudo que posso deixar para eles resolverem, eu deixo. E o ponto aqui, não é você ter exatamente o mesmo eletrodoméstico que o meu.
Mas primeiro, encontrar o aparelho que realmente vai ajudar e se adequar a sua rotina. E segundo ponto USAR!

Conheço muita gente que tem vários eletrodomésticos em casa e não usa eles! Sinceramente, se você também é assim, está só perdendo tempo e dinheiro. Afinal, se comprou, tem que usar!

Por isso eu uso mesmo o aspirador robô, a máquina de lavar louças a Air Fryer. Tudo que vai me fazer ganhar tempo, eu uso!

Estabeleça limites

Para mim, o grande ganho de ter uma rotina, não é ter uma lista de tarefas da minha rotina: limpeza e organização, com tarefas inflexíveis, mas na verdade, deixar sempre reservado esse tempo para mim.

Se não deu tempo de fazer todas as tarefas até às 17h, no outro dia eu vou fazer isso. Mas não posso perder esse tempo de qualidade para mim.

Afinal, se teve uma coisa que essa pandemia nos ensinou, é que cuidar da gente, da nossa família, é essencial.

O resto, nós podemos deixar para amanhã! E vamos aproveitar, para viver!

Beijos!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE