COMO FAZER UM ARRANJO DE FLORES PROFISSIONAL

Você gosta muito de flores, mas não sabe como fazer um belo arranjo? Vou te contar aqui como fazer um arranjo de flores profissional em casa!

Para isso eu tive a ajuda da Tatiana Volpe da Floriana Flor, que trabalha com design floral, e ela passou todos os segredos sobre como fazer um arranjo de flores profissional em casa.

Aliás, esse arranjo foi muito especial, eu usei na mesa de jantar em comemoração ao aniversário do meu marido, e você pode conferir dos os detalhes dessa correria cheia de amor nesse vídeo.

Mas chega de papo, porque eu sei que o que você realmente quer ver, são as dicas sobre como montar um arranjo de flores profissional em casa.

1° Passo

Sabe aquela história do planejamento que eu sempre falo para você? Que não adianta sair colocando a mão na massa, antes de pensar no que deve ser feito?

O mesmo vale para os arranjos de flores. Isso porque cada um deles tem uma característica, cada mesa e proposta tem um objetivo. Como por exemplo, esse arranjo que você vai montar, vai ser para o dia a dia? São flores que precisam ficar no vaso ou podem ser colocadas em espumas florais?

Tudo isso precisa ser pensado antes de realmente montar o arranjo. No meu caso, a ideia era fazer um arranjo para a mesa de jantar, mas um ponto crucial, era que eu gostaria de me sentar ao lado do Ricardo, meu marido, e não na ponta da mesa.

Então, o arranjo não poderia ser daqueles altos, que tiram a visão, nem muito grande nas laterais, afinal, eu estaria sentada ao lado dele.

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

2º Passo

Mais um ponto de atenção antes de realmente montar o arranjo de flores, onde ele vai ficar?

No meu caso, era na mesa de jantar, então eu precisava planejar o que mais iria na mesa, para visualizar o espaço que ficaria disponível.

Eu não levaria panelas ou travessas para a mesa, seriam apenas os pratos, então já iria ganhar um espaço.

Percebe como todos esses detalhes são essenciais antes de realmente montar o arranjo floral profissional em casa?

3º Passo

Vamos escolher as flores que vão fazer parte desse arranjo?

Aqui tem dois caminhos de escolha: pelo gosto pessoal e pelas flores da estação.

Esse arranjo seria para o aniversário do Ricardo, então ele não poderia ter flores e plantas que só eu gostava. Para trazer esse ar mais masculino, a Tati trouxe flores bem tropicais.

Além disso, ela deu uma dica de ouro, utilizar outros elementos além das flores, como folhagens e até frutas. Neste arranjo ela usou a mexerica ponkan.

Ficou lindo e muito diferente!

❤ Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

4º Passo

Ainda falando sobre a escolha das flores, a Tati deu uma dica muito legal: flores da estação são mais baratas!

Ou seja, pesquise quais são as flores da estação e dê preferência para elas antes de fazer um arranjo de flores profissional.

Além de mais baratas as flores da estação estão no seu melhor momento, é quando elas estão mais bonitas! Por isso, o arranjo vai ficar ainda mais lindo.

5º Passo

Vamos finalmente montar esse arranjo floral?

Primeiramente, coloque um forro na mesa, principalmente se ela for de madeira, assim, mesmo se cair água, não vai manchar a superfície.

Depois, comece pela estrutura, no caso desse arranjo que a Tati montou a base dele era um tronco. Logo em seguida, vá montando a construção desse arranjo, colocando as folhagens as flores e as frutas.

Para finalizar, coloque flores secas para cobrir os espaços que estiverem abertos.

Mais uma dica importante, sempre coloque as folhagens e frutas mais pesadas embaixo e dê preferência em colocar as flores mais leves em cima. Assim você não corre o risco de amassar nenhum elemento.

Se a ideia é fazer um arranjo alto, lembre-se sempre de sentar e avaliar se o arranjo não vai prejudicar a visibilidade da outra pessoa, principalmente no caso das mesas de jantar.

6º Passo

Construa cenários e elementos além do arranjo. Como por exemplo, eu amo velas! A ideia desse jantar era um jantar romântico. Então, nada mais justo do que colocar velas na mesa.

A Tati trouxe então essas velas que boiam na água. O resultado no jantar foi lindo! São aqueles pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Dica extra

Para finalizar as dicas sobre como fazer um arranjo de flores profissional em casa, a Tati deixa um último recado muito importante!

Se atente ao cheiro das flores, principalmente se o arranjo for usado na mesa de jantar. Em muitos casos é melhor usar flores sem cheiro, do que aquelas muito perfumadas que podem atrapalhar no aroma da refeição.

Gostou das dicas? Me conta se você tem o hábito de ter flores naturais em casa.

Beijos!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA