7 DICAS PARA QUEM NÃO TEM DIARISTA

Não tem diarista ou mensalista para auxiliar nas tarefas de casa? Então vou te contar 7 dicas para quem não tem diarista, deixar a rotina mais prática.

Eu sei que muitas pessoas não tem uma diarista ou mensalista para dar aquela força em casa. Se esse também é o seu caso, vou te contar alguns segredos para deixar a limpeza e organização da casa mais prática e eficiente.

1- Faça um pouco por dia

Vamos começar com a primeira das dicas para quem não tem diarista. Conheço muita gente que não acredita nessa dica, que acha que para limpar a casa, você precisa tirar um dia inteiro para fazer faxina.

Primeiramente, tirar um dia todo para fazer a faxina não é eficiente. Isso porque você acaba com um dia todo que poderia ser usado para outras coisas.

Se você além de trabalhar nas tarefas de casa, ainda trabalha fora, com certeza está usando um dia da sua folga, tão sagrado, para fazer essas tarefas.

Percebe como não é produtivo?

Por isso, que eu sempre indico tirar uns 15 minutos do seu dia para focar em um cômodo e realizar a organização e limpeza dele.

Pode parecer pouco, mas de pouquinho em pouquinho a casa está limpa, e você não perdeu o dia de folga nessa função.

2- Cronometre as tarefas

Essa é mais uma dica que vai fazer toda a diferença se você não tem uma diarista.

Aliás, essa é uma dica que quem me segue no Instagram, já viu várias vezes.

Sempre cronometre as tarefas! Só assim, você vai saber exatamente quanto tempo leva em cada serviço, e pode distribuir melhor as tarefas em cada dia da semana.

Como por exemplo, eu sempre falo para começar cronometrando quanto tempo você leva para arrumar a cama. Você percebe que leva no máximo 6 minutos, e assim, coloca essa tarefa para ser realizada todos os dias.

Agora imagine, no dia que você tem mais compromissos e tem apenas 10 minutos livres. Sabendo quanto tempo leva em cada tarefa, você vai conseguir organizar e limpar o cômodo que leva apenas esse tempo.

Viu, como fica mais fácil organizar o cronograma assim?

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- Arrume a cama e o banheiro todos os dias

Flávia, como assim? Não era para separar 15 minutos por dia para ir fazendo um pouco por dia? Como vou arrumar o banheiro e a cama todos os dias?

Bora para mais uma das dicas para quem não tem diarista.

Então, primeiro, vamos alinhar o que é esse arrumar. No caso da cama, é simples, só deixar ela dando uma arejada por 15 minutos, e depois colocar a colcha e o que mais você usar por lá.

Já no caso do banheiro, não estou falando de uma faxina pesada. Estou falando de uma geral que você vai realizar dos os dias. Colocando as toalhas que estão úmidas no varal, limpando a pia com lenços umedecidos. Guardando o que está na bancada.

O grande segredo para quem não tem diarista, é fazer a manutenção da limpeza, assim, as tarefas não vão acumular.

4- Organize a pia da cozinha

No final do dia é muito bom dar aquela geral na pia da cozinha. Deixar ela livre das louças que usou no dia, retirar os restos de alimentos que podem ter ficado por lá.

Além de começar seu dia mais tranquila, sem aquela pilha de louças sujas no café da manhã, fazendo isso, você ainda evita o cheiro ruim na pia.

Aliás, se está sofrendo com isso, minha dica é dar uma olhada nesse vídeo, que eu ensino como tirar o cheiro ruim da pia.

❤ Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5- Deixe o desinfetante e a escova de limpeza ao lado do vaso sanitário

Mais uma dica para quem não tem diarista, sempre deixe ao lado do vaso sanitário um desinfetante e uma escova de limpeza.

Assim, todos os dias aplique o desinfetante no vaso sanitário, deixe agindo por 10 minutos e depois, esfregue com a escova.

Para que a escova não fique pingando pelo caminho, o truque é deixar ela assim, conforme explico no vídeo.

6- Separe as tarefas entre os moradores da casa

Essa é uma dica que muita gente tem dificuldade em realizar, mas que é muito necessária, principalmente para quem não tem diarista.

Você precisa compartilhar as tarefas de casa com os outros moradores da casa!

Primeiramente, as tarefas da casa são obrigação de todos os moradores. Afinal, todos gostam de morar em uma casa organizada e limpa, então, por que essa obrigação precisa ficar apenas para você?

Para dividir essas tarefas, o ideal é entender o que cada pessoa da casa tem mais facilidade em fazer.

Por aqui, meu marido adora lavar louças, apesar de termos a máquina de lavar, ele gosta dessa tarefa, então coisas relacionadas a cozinha, acabam ficando com ele.

Pratique esse exercício na sua casa também e passe a dividir as tarefas, afinal, essa não é uma obrigação só sua.

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

7- Acabe com a cadeira da bagunça

Finalizando as dicas para quem não tem diarista, vamos para uma verdade inconveniente.

Eu sei que você tem uma cadeira, um baú, um puff, algum lugar que é o cantinho da bagunça.

É nele que vão parar todas as roupas que não estão nem sujas, nem limpas, é nele que vão parar as roupas que saíram do varal. Enfim, é nesse cantinho que a bagunça acontece.

Aí para acabar com esse problema, eu venho com duas dicas, primeiro, aplique a misturinha para refrescar roupas nessas peças que não estão nem sujas nem limpas.

Aliás, vale lembrar que em tempos de pandemia, roupas que foram usadas fora de casa, sempre vão ser lavadas!

A segunda dica, é dia sim, dia não, arrumar essa cadeira da bagunça. Guardar tudo que ficou em cima dela. Então, por exemplo, em todos os dias par, você limpa a cadeira.

Assim, o cantinho da bagunça não fica sem controle!

Dica extra!

Tenha um balde da arrumação. Por lá você vai colocar tudo que está fora do lugar e você não está com tempo de organizar naquele momento.

Então você reúne toda a bagunça em um só lugar e uma vez por semana, organiza os itens na sua casa.

Viu só, como é possível deixar a casa organizada e limpa de uma forma mais eficiente? E me conta se você gostou das dicas para quem não tem diarista 😉

Beijos e até mais!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO LIMPAR ESPELHO DE UM JEITO FÁCIL LIMPE A BORRACHA DO SEU TÊNIS ASSIM O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR UMA LAVA LOUÇAS
COMO LIMPAR ESPELHO DE UM JEITO FÁCIL LIMPE A BORRACHA DO SEU TÊNIS ASSIM O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR UMA LAVA LOUÇAS