4 PASSOS PARA ORGANIZAR A COZINHA

Na sua lista de faxina, qual é um dos cômodos que mais dá trabalho? Tenho certeza que muita gente respondeu a cozinha. Por isso, vou te ensinar 4 passos para organizar a cozinha de uma forma simples e que já deixar a faxina mais prática.

Eu acredito muito em uma organização da casa que realmente seja prática. Mais do que deixar o cômodo com cara de casa de Pinterest, meu grande objetivo com essas dicas de organização, é tornar seu dia mais prático.

Pensando nisso, vou te ensinar neste post alguns truques que utilizo na organização da minha cozinha. Além de deixar tudo arrumado, todos os itens estarem em seu devido lugar. Com esse tipo de organização eu ainda ganho tempo na hora da faxina deste cômodo.

Então, bora aprender 4 passos para organizar a cozinha comigo?

1º Comece pelas tarefas que se realizam sozinhas ou precisam de um tempo de ação

Primeiramente, comece a organizar a cozinha sempre pelas tarefas que vão se realizar sozinhas, ou precisam de um tempo de ação para serem realizadas.

Como por exemplo, assadeiras engorduradas. Esse tipo de sujeira precisa de um tempo de molho para ser totalmente limpa.

Não adianta lavar essa assadeira e ficar esfregando, a gordura precisa ficar de molho para sair. Então prepare a assadeira e deixe de molho.

Outro item que entra nesta categoria é a limpeza do micro-ondas. Enquanto a limpeza está acontecendo, você pode ir adiantando outros itens da cozinha.

Esse pequeno planejamento de tarefas faz toda a diferença no tempo final da faxina, que fica muito mais eficiente e ágil.

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

2º Organize a pia

Segundo item para atacar na organização da cozinha: a pia!

Por aqui eu tenho a super ajuda a máquina de lavar louças. Eu sempre falo dela e sinceramente, mudou minha vida!

Como sei que sempre surgem muitas dúvidas quando falo sobre esse assunto, indico que você assista esse vídeo, em que falo se a lava-louças vale ou não a pena.

Compre aqui: https://amzn.to/3BWAKS3

Mas, se você não tem uma lava-louças, não tem problema! Essas dicas de como organizar a cozinha valem para você também!

No caso da pia, comece sempre guardando a louça que já está limpa e seca no escorredor. Só depois você passa para a louça suja na pia. Assim, você não corre o risco de retrabalho, molhando uma louça que já estava seca.

Mais um item que vale a atenção, é sempre começar a lavagem das louças pelas peças menos engorduradas. Afinal, as que estão engorduradas precisam ficar de molho, ação que você já realizou logo que chegou na cozinha.

Gosto também de me atentar ao modo como deixo essas louças no escorredor. Os copos, taças e louças mais altas, eu sempre coloco em lugares mais estáveis e seguros, assim, você não corre o risco de quebrá-los.

❤ Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

3º Cada item na sua casinha

Quem me acompanha nas minhas redes sociais e canal já deve ter ouvido essa frase: cada item na sua casinha.

O que eu quero dizer com isso: que todos os itens tenham um lugar certo para serem guardados, e que essas ‘casinhas’ sejam identificadas.

Como por exemplo, eu gosto de organizar minha gaveta de utensílios de cozinha com cestos de organização.

Em cada cesto, eu coloco uma etiqueta, em que informo a cor e o material do utensílio que deve ser guardado por lá. Então, os utensílios de nylon vermelho tem uma casinha específica, os de inox outra e assim por diante.

Esse passo de etiquetar a casinha é um dos mais importantes quando falamos de organização, e aqui, não é somente organização da cozinha, mas de todos os cômodos da casa.

Quando você etiqueta o que deve ser guardado nesta casinha, qualquer pessoa vai poder colocar o item certo, no lugar certo. Assim, você não fica a única responsável pela organização.

Por isso é tão importante comunicar para todos como a organização da casa funciona, só assim, esse peso sai das suas costas 😉

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

4º Sempre deixe um cômodo melhor do que encontrou

E para finalizar, a última dica dos 4 passos para organizar a cozinha é essa, que também vale para a vida: sempre deixe o cômodo melhor do que você encontrou.

E aqui, são pequenas ações que você pode realizar. Eu sei que muitas vezes temos um dia corrido, em que não conseguimos nos dedicar o suficiente para a limpeza ou organização completa de um cômodo. Mas tenho certeza que você pode deixar ele sempre melhor do que encontrou.

Como por exemplo, entrou na cozinha, viu que uma gaveta estava aberta? Feche. A louça já está seca no escorredor? Guarde. Um pote está aberto? Feche.

São ações muito simples, que não levam tempo e que já dão outra cara para o cômodo.

E você, gosta dessas listas rápidas para organizar os cômodos? Qual você quer ver por aqui?

Beijos e até a próxima!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO 5 DICAS PARA DEIXAR O QUARTO LIMPO E ORGANIZADO
2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA