COMO EVITAR O CHEIRO RUIM NAS ROUPAS

Com certeza você já passou pelo drama de lavar as roupas, mas elas ficarem com um cheiro ruim. Os motivos são variados para isso acontecer, e normalmente envolvem a secagem das peças. No dia não fez muito sol, ou a chuva chegou, ou até mesmo sua lavanderia não tem muita luminosidade. O fato é que quando a roupa não seca, o cheiro ruim vem. Então aprenda a como evitar o cheiro ruim nas roupas.

Sei que muitas das muitas seguidoras tem uma lavanderia ou área de serviço pequena, e isso acaba atrapalhando no processo de secagem das roupas. Mas existem truques que podem te ajudar neste momento.

Então vem aprender comigo a como evitar o cheiro ruim nas roupas.

Se atente ao tempo do molho

Primeiramente, o cheiro ruim pode chegar logo no começo da lavagem das roupas, e estar justamente no tempo de molho delas. 

O ideal é deixar as roupas de molho por 1 hora, no máximo por 2 horas. Esse é o período máximo para o detergente fazer efeito. Depois disso, ele não funciona mais, e o que você consegue é um molho de microorganismos que deixam sua roupa com cheiro ruim.

Coloque Lysoform na lavagem

Mais uma dica para acabar com o cheiro ruim das roupas, antes mesmo delas chegarem no varal, é colocar um produto fungicida, aqueles produtos tipo o Lysoform, na lavagem.

No caso das máquinas de 6kg, coloque 50 ml desta solução. Nas máquinas de 12kg, coloque 100 ml de Lysoform. 

A solução pode ser colocada junto com o sabão em pó.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

Use vinagre na lavagem

Essa dica vale ouro! Um dos motivos para as roupas ficarem com cheiro ruim, são as bactérias e micro-organismos que se formam nas peças. 

Para acabar com essas bactérias você pode usar o vinagre de álcool branco na lavagem das roupas. Ele acaba com qualquer micro-organismo que pode gerar mau cheiro nas roupas. 

Aliás, se você quer toalhas de banho macias, pode substituir o amaciante pelo vinagre de álcool branco. 

Te ensino o passo a passo neste vídeo, e garanto que não fica cheiro de vinagre nas toalhas.

Use álcool na lavagem

Antes do último enxágue da máquina de lavar, coloque uma tampinha de álcool na na lavagem. 

Esse álcool ajuda a evaporar a água. Assim, quando as roupas estiverem no varal, a água vai evaporar mais rápido, e elas secam mais rápido também.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

Pendure as roupas com espaço no varal

Com as roupas lavadas, chegou a hora de estender as peças.

É muito importante estender as roupas com uma distância entre as peças. Assim, o ar vai correr por entre as peças e elas vão secar mais rápido. Sem correr o risco das peças ficarem úmidas e com cheiro ruim.

Aliás, aqui vale pensar no planejamento da lavagem. Se o dia está chuvoso, o espaço para secar as roupas provavelmente vai diminuir. E o tempo de secagem aumentar.

Então diminua a quantidade de peças lavadas nesta ocasião. Assim, você não acumula peças úmidas no varal.

Ventilador na área de serviço

Essa dica é maravilhosa, principalmente se você conta com pouco espaço para pendurar as roupas.

Para acelerar o processo de secagem, coloque um ventilador na área de serviço, voltado para as roupas. 

Ele vai acelerar a secagem delas.

Se você precisar urgentemente da peça que ainda está úmida, pode usar o secador de cabelos para acelerar o processo.

Aliás, vale ressaltar que colocar as roupas atrás da geladeira não é uma boa ideia. Isso faz com que a geladeira consuma mais energia, e no final, sua conta de energia elétrica fica nas alturas.

Spray para tirar o cheiro ruim das roupas

Se mesmo depois de seguir todas essas dicas, as roupas ainda estão com cheiro ruim, a solução é aplicar esse spray caseiro nelas.

No vídeo eu ensino o passo a passo. Aproveite e anote os ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 125 ml de álcool
  • 125 ml de vinagre de álcool branco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes e coloque em um frasco com borrifador. O bicarbonato e o vinagre produzem uma reação química, que faz toda a mistura borbulhar. Isso é normal.

Depois é só borrifar a mistura nas peças de roupa e deixar arejando. O cheiro ruim vai embora.

Vale lembrar que essa mistura tem prazo de validade de 3 meses. 

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Então, gostou dessas dicas? Promete que nunca mais vai colocar as roupas atrás da geladeira?

Beijos e até a próxima!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO 5 DICAS PARA DEIXAR O QUARTO LIMPO E ORGANIZADO
2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA