5 DICAS PARA LIMPAR A CASA SEM SOBRECARGA E STRESS

Será que limpar e organizar a casa é sempre uma tarefa estressante? Com sobrecarga para apenas uma pessoa da casa? Hoje vou te ensinar 5 dicas para limpar a casa sem sobrecarga e stress.

Eu acredito muito que a limpeza e organização da casa são uma importante ferramenta para deixar nosso dia a dia mais simples e prático, porém, sei que muita gente se torna escrava dessas funções.

E é aí que vive o problema, quando a limpeza e organização deixam de ser uma ajuda e passam a ser motivo de sobrecarga e em muitos casos, de estresse na vida das pessoas.

Se você está sofrendo com essa relação, vou te contar 5 dicas para limpar a casa sem sobrecarga e stress!

1- Cronograma personalizado para você

Muitas pessoas buscam no cronograma de limpeza uma solução para a sobrecarga de trabalho. E realmente, ele é uma importante ferramenta para te ajudar a distribuir as tarefas conforme os dias da semana.

Porém, se você apenas faz um download de um cronograma pronto que encontra pela internet, provavelmente vai se sentir apenas mais sobrecarregada pelas tarefas.

O cronograma só funciona quando ele é feito em cima da sua rotina, do seu tempo e das suas necessidades. Por isso, não adianta baixar um cronograma pronto da internet, que não leva em consideração esses pontos, em analisar quais dias você tem mais ou menos tempo para realizar cada tarefa.

Por isso, minha dica é criar um cronograma só seu, baseado nas suas necessidades, conforme eu te ensino no meu curso Cronograma da Casa.

2- Planejamento

Um ponto extremamente importante sobre essas dicas para limpar a casa sem sobrecarga e stress é justamente se planejar para fazer as tarefas.

Muitas vezes, na hora do desespero, ou querendo ganhar tempo, as pessoas saem fazendo as tarefas sem pensar na ordem do que vai realizar. No final, só perdem tempo.

Isso porque, muitas tarefas precisam de um tempo para serem realizadas, e esse processo pode ser realizado enquanto você faz outras coisas. Por exemplo, você precisa deixar o desinfetante agindo por pelo menos 10 minutos no vaso sanitário, senão, ele não vai funcionar.

Então, de nada adianta querer lavar o vaso sanitário assim que coloca o desinfetante. Quando você se planeja com esse tipo de informação, consegue realizar mais tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo, pode ir lavando o box enquanto o desinfetante age.

Sim, planejamento é essencial para limpar a casa sem sobrecarga e stress.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- Cronometre as tarefas

Junto com o planejamento, mais uma ação essencial para criar uma rotina sem sobrecarga é cronometrar quanto tempo demora para realizar cada tarefa.

Pode até parecer bobagem, mas eu garanto que quando você cronometra o tempo que leva em cada tarefa, consegue organizar melhor seu dia.

Isso porque, quando você sabe exatamente quanto tempo leva para fazer cada uma dessa ações, consegue entender o que vai conseguir realizar em cada dia.

Assim, seu dia não fica sobrecarregado e você não cria expectativas sobre uma rotina que simplesmente não tem tempo para realizar.

Assim como percebe que algumas tarefas são mais rápidas do que você imagina, como por exemplo, arrumar a cama todos os dias.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

4- Faça um pouco por dia

Mais um erro comum que percebo as pessoas fazendo e que só traz sobrecarga e stress é querer fazer todas as tarefas de limpeza e organização em apenas um dia.

Olha o tamanho do erro aí, você acaba perdendo um dia inteiro da semana só com essas tarefas e em muitos casos, acaba perdendo justamente o final de semana, o dia do seu descanso.

Por isso, levanto a bandeira de dividir as tarefas e realizar um pouco por dia. Assim, você não se cansa querendo realizar tudo em um dia só.

5- Compartilhe as tarefas

E para finalizar, minha dica principal para limpar a casa sem sobrecarga ou stress é dividir as tarefas.

Percebo que em muitas casas toda a obrigação das tarefas domésticas ficam apenas com uma pessoa. Se todo mundo quer uma casa limpa, cheirosa e organizada, por que apenas uma pessoa fica com essa responsabilidade?

Tem que dividir sim! Tem que compartilhar as tarefas com todos os moradores da casa sim! E todos precisam se organizar para realizar cada uma das suas tarefas.

Assim, ninguém fica com o peso de todas as atividades de casa só para si.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Então, viu só como é possível limpar a casa sem sobrecarga e stress? O que você acha? Me conta aqui nos comentários.

5 dicas para limpar a casa sem sobrecarga e stress

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO TIRAR CHEIRO DE MALA COMO LIMPAR ESCOVA DE CABELO COMO HIGIENIZAR FONES DE OUVIDO COMO LIMPAR LEITE DERRAMADO NO FOGÃO 5 DICAS PARA LAVAR ROUPA COM PERFEIÇÃO COMO AMOLAR TESOURAS EM CASA COMO GELAR AS BEBIDAS RAPIDAMENTE COMO DEIXAR AS BOLACHAS CROCANTES DE NOVO COMO DESENTUPIR A PIA DA COZINHA COMO DESCASCAR OVOS COM PERFEIÇÃO
COMO TIRAR CHEIRO DE MALA COMO LIMPAR ESCOVA DE CABELO COMO HIGIENIZAR FONES DE OUVIDO COMO LIMPAR LEITE DERRAMADO NO FOGÃO 5 DICAS PARA LAVAR ROUPA COM PERFEIÇÃO