convocatória

No dia 29 de setembro último foi publicado no suplemento Paladar do jornal O Estado de São Paulo um “manifesto” para dar estímulo aos produtores artesanais, aos nossos produtos típicos da cozinha brasileira. Estes produtos podem desaparecer de nossas mesas seja por riscos sanitários ou ambientais. Queremos compartilhar com vocês esse apoio a esta causa. O Brasil é grande e tem uma diversidade de natureza incrível. Nossos produtos nativos podem cair no esquecimento antes mesmo de serem conhecidos! 
O pequeno produtor de uma região remota deve seguir a mesma legislação que os grandes produtores. Se não consegue cumpri-las, não recebe registro para comercializá-los. Atender a todas as exigências custa caro e normalmente o pequeno produtor não tem condições para isso. Então ou desiste ou vende na clandestinidade. 
Não há como a legislação ser a mesma, não é? 
Como podemos mudar isso? 
Vários chefes têm dado suas opiniões. Citamos aqui Simon Lau, chef do Aquavit de Brasília pela abrangência de sua proposta. Sua proposta se baseia no fato de que o mercado funciona com oferta e procura. 
Então que tal criarmos demanda? É preciso comprar produtos locais típicos, aqueles difíceis de achar no mercado comum, descobrindo onde estão os pequenos produtores e lhes dando garantia de compra. Vamos cultivar uma identidade brasileira. Precisamos lutar por uma legislação voltada a estes pequenos produtores artesanais. 
Caso contrário o que podemos perder? 
Grumixama, pimentas da Amazônia, caranguejos, tonka – a baunilha do Serrado, camarões secos, lambretas, farinha de mandioca, bala de coco, licuri, queijos de cabra, feijão carioquinha, tucupi, pitu, pequi ou baru, abelha jataí e seu mel, panelas de barro, queijos feitos de leite cru…. e por aí vai. 
Se você quer participar, entre em http://www.facebook.com/facecookpaladar. Lá você poderá dar sua opinião, oferecer sugestões. 
Obrigada! 
Renata e Márcia 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS