[A Dica do Dia]

5 ITENS PARA LIMPAR OU ORGANIZAR EM JANEIRO


As festas passaram, muitas pessoas ainda estão de férias, mas chegou a hora de colocar ordem na casa. Vem conferir 5 itens para limpar ou organizar em janeiro.

Em outros países é muito comum serem realizadas faxinas conforme as trocas de estações, por aqui não seguimos este calendário, mas para alguns itens é interessante existir esse planejamento levando em consideração os meses do ano.

Eu sou defensora do Cronograma de Limpeza, inclusive tenho a minha metodologia exclusiva que ensino para minhas alunas no meu curso, mas o grande ponto deste cronograma é trazer flexibilidade e liberdade para você.

Para isso não uso uma simples planilha semanal, eu separo as tarefas em cronogramas semanas, quinzenais, mensais e trimestrais, levando em consideração as fases que estamos vivendo nos meses.

Portanto, tendo isso em mente, vou te contar 5 itens para limpar ou organizar em janeiro.

Quais são as particularidades deste mês?

Primeiramente, você deve levar em conta quais são as particularidades de cada mês, só assim, é possível criar uma lista de tarefas de casa que realmente faça sentido.

Como por exemplo, não faz sentido eu arrumar os biquínis durante os meses de inverno, as chances de usar essas peças são muito pequenas, então, não faz sentido gastar a energia com essa tarefa.

No caso do mês de janeiro, estamos em um mês de férias, calor, sol e volta de festas.

Isso já passa algumas dicas do que é necessário organizar. Como por exemplo, se este é um mês de calor, precisamos fazer a manutenção dos ventiladores e ar-condicionado, afinal, vamos usar muito esses itens.

Se as crianças estão de férias, provavelmente vai ser um mês que a rotina não vai ser a mesma, então não adianta se programar para grandes mudanças na casa, seu foco é a diversão das crianças.

Percebe como essas pequenas observações vão fazer a diferença nesta lista? Então chega de papo, e vamos para elas.

Está cansada das tarefas domésticas? Tudo sobra para você? Vem comigo que você precisa conhecer o Cronograma da Casa 2.0! Saiba mais aqui.

1- Limpar os ventiladores

Esse eu até já cantei a bola não é?

Mas os ventiladores e ar-condicionado são prioridade nesta lista de itens para limpar ou organizar em janeiro.

Esse é um mês muito quente, então vamos precisar destes aparelhos limpinhos, afinal, queremos o vento e frescor, mas sem a poeira que acumulou nos meses em que eles ficaram parados.

Dica: Eu uso a misturinha de partes iguais de água e vinagre de álcool da @casteloalimentos

2- Limpar as calhas

Janeiro também é um mês muito chuvoso, se as calhas estão com folhas ou sujeira, tudo vai entupir e você não precisa dessa dor de cabeça logo no início do ano.

Minha dica é contratar uma pessoa especializada neste tipo de limpeza, é necessário limpar a calha, mas precisamos pensar na nossa segurança.

Então dê prioridade em contratar especialistas para fazer esse tipo de serviço.

3- Guardar e organizar os enfeites de Natal

Tradicionalmente os enfeites de Natal saem de cena no Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro.

Então aproveite esse momento para guardar todos os enfeites de Natal já organizados.

Uma dica é etiquetar todas as caixas e saquinhos, eu também gosto muito de guardar as peças pequenas e delicadas enroladas em plástico bolha, ou então nas embalagens de ovos.

Isso deixa os enfeites protegidos para a próxima decoração.

Guarda-roupa bagunçado? Quer ter um armário de revista, bonito e organizado? Conheça o meu curso Como Dobrar! Clique aqui e saiba mais.

4- Organizar os biquínis, maiôs e sungas

Janeiro é mês de sol, calor e verão!

Por isso já revise os biquínis, maiôs e sungas, veja quais peças precisam de um carinho especial, quais não vai mais usar.

E deixe tudo pronto para o próximo dia de praia ou piscina.

❤ Se a sua casa está cheia de coisas, desorganizada, e você quer dar um fim nisso, você precisa do curso Organizada. Vem ver aqui.

5- Organizar e doar os brinquedos

O último item que vou incluir nesta lista é voltado para os pequenos.

No Natal as crianças sempre ganham muitos brinquedos novos, então em janeiro eu sempre gostei de organizar e doar os brinquedos.

Eu me reunia com meus filhos e juntos escolhíamos quais brinquedos iriam para a doação, assim eles aprendiam a importância do dividir e também não corríamos o risco de acumular coisas que não eram usadas.

Logo em seguida, também já criava métodos de organização que dessem autonomia para eles, além de ensinar como deixar tudo guardado.

É um trabalho que vale a pena incluir na sua lista.

E você, pensa também nesta metodologia de limpeza e organização, levando em consideração os meses do ano? Me conta por aqui.

Beijos!

chega de copos trincados | #aDicadoDia

flores

DICAS PARA TER CABELOS BONITOS

FLÁVIACAST: COMO VOCÊ LIDA COM O SEU TEMPO?

como envelhecer madeira

três dicas simples para cuidar de orquideas

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa