[Uncategorized]

CRIAR UM CANTINHO DE ESTUDO É UM INCENTIVO PARA A CRIANÇA”


Personal Organizer explica como criar um cantinho do estudo para o quarto das crianças

O estudo faz parte da nossa vida, mas durante a infância e adolescência esse hábito é ainda mais presente por conta da rotina escolar. Entre as idas e vindas da escola, muitas atividades precisam ser realizadas em casa, por isso, conversamos com uma personal organizer sobre a importância de criar um cantinho do estudo para as crianças realizarem esse momento com prazer e atenção.

São inúmeros os benefícios que um cantinho dedicado aos estudos traz para as crianças, o principal deles, é o incentivo que o estudante sente ao perceber que existe um lugar adequado para sua rotina de aprendizado. “Criar um cantinho de estudo também é um incentivo maior para que a criança adquira e desenvolva o hábito de estudar”, conta Simone Torres, personal organizer, aluna do curso Organizada Pro ministrado pela home expert Flávia Ferrari.

Pensando nisso, pedimos algumas orientações para a profissional para criar um espaço de estudos para as crianças em casa.

O cantinho do estudo precisa ser no quarto?

Uma dúvida muito comum por parte dos responsáveis é em qual cômodo montar o cantinho dos estudos, o quarto da criança seria a melhor escolha? 

A personal explica: “Esse cantinho pode ser no quarto da criança, aliás é o mais comum. Mas é importante que cada espaço deste quarto seja específico para cada atividade”, segundo ela, é necessário delimitar os espaços e funções de cada um deles no quarto, um cantinho para brincar, de dormir, de estudar.

Caso os responsáveis prefiram, também é possível criar este espaço em outro cômodo, porém, é necessário alguns cuidados. “É fundamental que este espaço tenha o ambiente e a tranquilidade necessários para estudar”, alerta Simone.

Alguns pontos de atenção são: 

  • O lugar é tranquilo? 
  • A iluminação é boa?
  • Tem muita circulação de pessoas? 
  • É um lugar de lazer da família?

Tudo isso deve ser analisado, afinal, são fatores que podem tirar o foco e atenção da criança no momento das atividades.

❤ Está cansada das tarefas domésticas? Tudo sobra para você? Vem comigo que você precisa conhecer o Cronograma da Casa 2.0! Saiba mais aqui.

Quais itens são importantes para criar um espaço de estudo para as crianças?

Não é necessário um grande investimento para criar este espaço de estudos em casa, porém, alguns itens fazem a diferença.

Entre eles está uma mesa, bancada ou escrivaninha que sirva de apoio para a criança, outro item essencial é uma cadeira confortável, como conta a personal. “O importante é que tenha onde colocar uma cadeira, e que esta seja confortável. Nada de estudar na cama ou no sofá!”, alerta.

Ela também fala sobre a iluminação do cômodo, que pode ser natural, mas que também precisa de um reforço da iluminação artificial. Outros itens que podem ser incluídos neste espaço são cestos organizadores pequenos, prateleiras, nichos, mas antes de realizar a compra, a personal indica confirmar qual a disposição dos móveis que estão no cômodo. “Alguns acessórios podem ajudar, mas a escolha destes vai depender se essa mesa possui gavetas, quantidade e tamanhos. Ou se possui outros objetos que auxiliem na organização dos materiais, como nichos ou prateleiras” orienta Simone.

❤ Guarda-roupa bagunçado? Quer ter um armário de revista, bonito e organizado? Conheça o meu curso Como Dobrar! Clique aqui e saiba mais.

Como evitar a bagunça e incluir a criança na organização do cantinho do estudo?

Para o cantinho do estudo realmente funcionar, é essencial que ele se mantenha organizado, afinal, a mente precisa desse descanso antes de começar este exercício.

Mas como incluir a criança nesta rotina e essa não se tornar mais uma obrigação para o responsável? A personal explica que a comunicação é fundamental neste momento. “É fundamental que o responsável não só ensine e mostre como faz, mas que ajude a criança a criar o hábito de “toda vez que usar, tem que guardar”. Só assim ela vai cultivar a construir essa rotina” orienta.

Outro ponto que a personal ressalta é a importância de incluir a criança nos métodos de organização utilizados. “Mostre que a organização não é um ‘bicho-papão’, que organizar é legal! Nunca use a organização como um castigo. Mostre como ela vai fazer os deveres mais rápido, pois não vai perder tempo procurando coisas, pois estará tudo à vista e à disposição dela”, fala Simone, que completa sobre o sentimento de satisfação e autonomia que a criança sente, quando consegue deixar o cantinho organizado. “Sentir orgulho e satisfação de seu cantinho também pode ser uma ótima estratégia para que a criança tenha satisfação de estar nele e mostrar a seus amiguinhos. Por isso, na hora de escolher enfeites, materiais, inclua ela nas decisões”, completa.

Algumas dicas práticas para incluir a criança nos métodos de organização são:

  • Sempre etiquetar as gavetas e demais itens de organização, isso ajuda na comunicação;
  • Caso a criança não saiba ler, utilize um sistema de imagens nas etiquetas;
  • Categorize os itens, em uma gaveta ficam canetas, lápis, borracha, em outra ficam apenas os itens escolares;

Dessa forma a criança ganha autonomia e se sente estimulada a deixar o cantinho do estudo sempre organizado.

Quer profissionalizar seu negócio?

Conheça o curso Organizada Pro, ministrado pela home expert Flávia Ferrari, autora do livro A Dica do Dia.

Flávia compartilha suas técnicas e métodos de organização e limpeza há mais de dez anos pela internet, através do seu canal no YouTube e redes sociais. O curso Organizada Pro é para você, que já atua no mercado de organização e limpeza, mas sente falta de capacitação, de como organizar seu negócio, como gerir seus clientes e principalmente como faturar mais.

Venha transformar seu negócio com a Flávia Ferrari, conheça mais com nossa equipe através do WhatsApp: https://wa.me/5511950078801

Beijos!

as donas das portas

o sofá do chapeleiro maluco

como organizar lenços | #aDicadoDia

natureza perfeita

5 SINAIS QUE A BAGUNÇA ESTÁ ATRAPALHANDO SEU DIA A DIA

8 dicas com limão Flávia Ferrari

8 DICAS COM LIMÃO QUE VOCÊ NÃO CONHECIA | #ADICADODIA

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa