Aluna do Organizada Pro, Leia Alcântara, fala sobre como orientar e executar uma equipe de limpeza no momento da contratação
A contratação de uma equipe de limpeza ou de uma faxineira para a realização dessas tarefas é frequentemente considerada uma grande ajuda no cotidiano. No entanto, em muitas situações, a satisfação do contratante não é alcançada. Mas qual é a razão para essa insatisfação? E, mais importante ainda, como pode ser evitada e como pode ser melhor organizada a rotina de limpeza em conjunto com a profissional? Vamos explorar essas questões e descobrir maneiras de otimizar esse processo.
Para responder essas e outras perguntas, nossa equipe conversou com a Leia Alcântara, aluna do curso Organizada Pro, que atua no ramo da limpeza com sua equipe de profissionais.
Ela é especialista em organização e limpeza, e compartilha, como em muitos casos, o maior problema nessa contratação de uma equipe de limpeza é a falta de comunicação. “Algumas vezes o cliente contrata o serviço, mas não fala de que jeito ela gostaria que ficasse, aí vem as reclamações”, comenta Leia.
❤ Está cansada das tarefas domésticas? Tudo sobra para você? Vem comigo que você precisa conhecer o Cronograma da Casa 2.0! Saiba mais aqui.
Um ponto inicial a ser considerado antes de escolher uma equipe ou um profissional para realizar o serviço de limpeza é que uma compreensão completa do que está incluído nessa contratação deve ser obtida.
Muitas pessoas ainda confundem os serviços e acreditam que ao contratar uma faxineira, vão ser realizadas tarefas como: lavar a louça que está na pia. Isso não faz parte de um serviço padrão de limpeza e se é necessário, precisa ser pré-acordado. “O que fazemos quando somos contratadas é a limpeza geral, isso não envolve, por exemplo: fazer comida, lavar e passar roupas, isso são tarefas à parte”, esclarece Leia.
Esse, aliás, já foi um assunto levantado pela home expert Flávia Ferrari em um de seus vídeos, onde é comentado que, em muitos casos, um serviço é esperado pelo contratante, mas simplesmente não faz parte do escopo de trabalho de uma diarista.
❤ Guarda-roupa bagunçado? Quer ter um armário de revista, bonito e organizado? Conheça o meu curso Como Dobrar! Clique aqui e saiba mais.
Outro ponto importante quando se fala da contratação de serviços de limpeza e faxina é que as expectativas e a realidade precisam ser alinhadas.
Por isso, em muitos casos, a contratante imagina que vai passar uma lista infinita de tarefas a serem realizadas, e a faxineira vai conseguir realizar tudo em apenas um dia…
Se precisa que tudo seja limpo em apenas um dia, desde vidros até a limpeza da geladeira, é importante ter em mente a necessidade de contratar uma equipe de limpeza, e não apenas uma pessoa, pois também será seguido um horário de entrada e saída.”
Não é certo deixar a funcionária sobrecarregada com uma rotina de tarefas infinitas.
❤ Se a sua casa está cheia de coisas, desorganizada, e você quer dar um fim nisso, você precisa do curso Organizada. Vem ver aqui.
A melhor forma, de acordo com Leia, é comunicar-se com a equipe antes da contratação, deixando claro que é necessário que a limpeza seja realizada, para que, dessa forma, uma entrega satisfatória possa ser alcançada.
Outros pontos que ajudam são:
Então, quando existe comunicação, transparência e respeito entre a contratante e a equipe contratada, a experiência e satisfação sempre são garantidas.
Então conheça o curso Organizada Pro da Flávia Ferrari, onde ela ensina seus métodos de organização doméstica.
Converse com nossa equipe através do WhatsApp: https://wa.me/5511950078801
Beijos!