Na semana passada comprei uma dessas máquinas de macarrão. Era um vontade antiga e aproveitei a melhora dos preço e realizei meu sonho de consumo (hoje em dia nem é mais tão cara..rs).
Bom, máquina a postos, chegou a hora de preparar a massa. Como primeira tentativa, achei melhor preparar uma receita de massa tradicional, afinal a máquina era nova e não queria que ela estranhasse e se “recusasse” a colaborar.
A receita, descrita abaixo, é fácil, fácil e as possibilidades são inúmeras. Com a ajuda do aparelhinho, é possível preparar facilmente espaguete, talharim, lasanha, canelone, ravióli e o que mais a imaginação permitir.
No meu caso, escolhi o ravióli para o processo de iniciação ao mundo das massas feitas em casa. Aproveitei um queijo curtido no vinho, fruto de uma viagem ao interior, e coloquei como recheio. Para dar um toque final, molho de tomates picados com manjericão.
A massa ficou bem leve e o sabor foi surpreendente.
Enquanto comia o ravióli, minha cabeça ficou a mil, pensando em todas as possibilidades que a massa feita em casa permite. Agora, é mão na massa!!!
Ingredientes:
Massa
· 300g de farinha de trigo
· 3 ovos
· 1 colher de sopa de azeite ou óleo
· ½ colher de café de sal
Recheio
· 150g de mussarela curtida no vinho
Modo de Preparo:
Coloque a farinha em uma tigela e abra um pequeno buraco no meio. Adicione os ovos neste espaço. Misture com um garfo os ovos com a farinha até começar a formar umas bolinas de massa. Acrescente o sal e o azeite e ponha a mão na massa.
Misture bem com as mãos até a massa ficar uniforme e não grudar mais.
Deixe descansar por trinta minutos coberto com um pano úmido.
Corte pequenos pedaços da massa e passe pela máquina até atingir a espessura desejada.
Recorte quadrados de cerca de 5 a 6 cm, coloque um pedacinho de queijo no meio e dobre. Feche com a ponta de um garfo (como nos pastéis).
Em uma panela, coloque água para ferver, com azeite e sal. Quando estiver em ebulição, adicione as massas, um pouco por vez. Em cerca de segundos os raviólis começaram a flutuar, indicando que o cozimento foi feito. Tire da água e escorra. Adicione o molho de sua preferência e sirva.
Abraços
Renato
renato@decoracasas.com.br