Nesta semana comemorou-se o dia mundial do macarrão. É isso mesmo, na última terça-feira, dia 25, restaurantes do mundo inteiro festejaram em homenagem a este prato que conquistou comunidades das diferentes partes deste planeta.
Ultimamente, decidiram modernizam o macarrão, chamando-o de massa ou pasta, mas será que é preciso? Afinal, quer coisa mais moderna do que um ingrediente que agrada puro, mas que fica ainda melhor com combinações diversas.
Gentil como poucos, o macarrão serve de base para criações improváveis e permite que seus “colegas” se sobressaiam, sem perder a pose. Mas na verdade ninguém supera sua soberania. Ou você pensa em comer um prato de molho no domingo na casa da Nonna?
Em homenagem a ele, fiz a receita abaixo que une ingredientes improváveis de serem combinados, afinal, no reino do macarrão, tudo é permitido!
Feliz dia do macarrão!
Ingredientes:
500g de macarrão tipo penne
1 berinjela
1 lata de atum ralado em água
12 tomates cereja
100g de queijo gorgonzola
5 ou 6 folhas de manjericão roxo
Azeite
Alho
Sal
Modo de preparo:
Pique a berinjela em pequenas fatias (no formato de batatas fritas) e coloque e uma panela com água fervente. Deixe cozinhar por 5 a 10 minutos em fogo alto.
Enquanto a berinjela cozinha, coloque azeite em uma frigideira e, quando estiver quente, adicione o alho picado para dourar. Acrescente o atum, com um pouquinho da água dele, e os tomates divididos ao meio.
Quando a berinjela estiver cozida, passe-a para a frigideira e deixe refogando em fogo bem baixo. Adicione o queijo gorgonzola, esfarelando-o por cima de tudo.
Em outra panela, coloque a massa em água fervendo com azeite e sal. Deixe o tempo indicado na embalagem, mexendo de vez em quando para desgrudá-los.
Quando estiver pronto, passe o macarrão para a frigideira e, aos poucos, misture a massa com os ingredientes.
Sirva quente e delicie-se!
Abraços
Renato