qual a distância correta entre tv e sofá?

Minha cunhada acabou de comprar uma TV do mesmo tamanho que a nossa. E, do jeito que todos na casa dela amam música e filmes, a diversão é garantida.  Minha sogra, muito observadora, fez a seguinte constatação neste final de semana: “É tão engraçado, pois apesar das TVs serem de tamanhos iguais, uma parece maior do que a outra. É porque as salas onde estão colocadas tem tamanhos muito diferentes“.

Realmente,  diferentes dimensões criam diferentes percepções. E mais importante do que parecer bonito, a colocação de móveis e objetos deve seguir uma lógica que garanta conforto e adequada utilização. Arquitetos, designers e engenheiros estudam para ter este conhecimento de proporções e métricas que responsáveis por conforto e boa circulação em seus projetos. Quem é leigo no assunto pode valer-se de algumas regrinhas “de ouro” que ajudam muito na execução de espaços aconchegantes e funcionais.

distância tv sofá

O caso da TV é emblemático: cada vez maiores e mais delgadas, as televisões de tela plana são objetos de consumo de 99,99% dos lares brasileiros. TV grandona é bacana mesmo, mas se ela estiver muito próxima ao sofá a visibilidade é prejudicada, principalmente da parte inferior do aparelho, e você pagará por algo que não conseguirá usar bem.

Como, então, saber qual TV vai ficar bacana na minha sala?

Segue a dica:

“A distância mínima  entre a TV e o encosto de seu sofá deve ser maior do que a altura do aparelho multiplicada por três “

Como mostra a infografia do Estadão que ilustra esta postagem, se uma TV tem 60 com de altura, a distância mínima entre ela e o encosto do sofá é de 180 cm. Além disto, outra dica bem importante é que o sofá deve sempre estar alinhado bem em frente à televisão, para que a visibilidade e o conforto das pessoas seja a melhor possível (nada de pescoços torcidos 😉 ).

Beijo grande,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE