[dicas antigas]

tem lado certo? (ou é pura mania?)


papel1

 

Nunca tinha atentado para qual lado colocava o rolo de papel higiênico no banheiro, até eu ser alertada pela Miriam: “Flávia, o papel higiênico tem que ficar com o lado solto para a frente.” me disse ela com aquele jeito direto, que só amigas com intimidade suficiente para avaliar o banheiro alheio podem fazer. Eu aceitei sem questionar “Qual é o lado certo do papel higiênico?”.

Nem discuti, nem perguntei o porque. E assimilei, como verdade, um de “TOC” doméstico. Repetia para todo mundo aqui em casa o modo “correto” de colocar o papel e justificava com um “É uma mania minha“.

Por isto que me chamou tanta atenção as imagens que vi no Pinterest, originais do Best of Tapiture que adapto aqui, explicando de modo científico o porque de colocar o papel do modo “B” e não do modo “A”.

papel2

Por que? Para chegar a esta conclusão, algumas situações de uso foram analisadas e  o resultados estão ilustrados abaixo:

papel3

Quando vamos pegar o papel, se o lado livre estiver na parte superior o trabalho é facilitado. Do modo oposto, temos que dar uma volta a mais, deixando mais papel livre do rolo e pronto para “escapar”.

papel4

Na hora de picotar, a justificativa é a mesma. Assim que picota-se, puxa-se mais um pouco de papel do rolo. Além disto, com o movimento, a tendência é fazer com que o rolo gire um pouco mais sozinho. Puxando pela parte de baixo, você faz mais força e, consequentemente, solta mais papel.  E como resultado final….

papel5

Aparentemente é pura cultura inútil – e pode mesmo ser considerada como tal. Mas eu acho bem interessante analisarem estas pequenas miudezas do nosso cotidiano que podem garantir um pouco mais de ordem no dia a dia.

Beijo grande

COMO LIMPAR O COLCHÃO EM CASA

entre o bom e o ótimo

blog da Aline

daminhas e pajens

tudo sobre esponjas de limpeza

O QUE NÃO CONTAR PARA AS PESSOAS

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa