moqueca simples

moqueca simples

Acho super interessante que toda vez que publico no Instagram a foto da moqueca alguém me pede a receita. Qual será o fascínio que este prato exerce sobre nós? O perfume, o sabor. a leveza? Até eu descobrir esta receita  para fazer uma moqueca simples,  também ficava encantada (e intrigada) com o prato. Ficava, agora eu adoro e faço sempre.

Esta moqueca simples é mais fácil ainda, porque leva apenas um tipo de peixe (eu sempre uso Saint Peter que é super bem aceito aqui em casa) e é feita cozinhando ao forno. Ou seja, esbanja versatilidade, pode ser feita  tanto no dia a dia quanto para receber alguém.  Digo isto de carteirinha porque já servi este prato em um almoço para amigos e foi um sucesso – anote aí: receitinha curinga para usar em todas as ocasiões.

Vamos saber como se faz?

Moqueca Simples de Saint Peter

(adaptada do Dedo de Moça)

 Ingredientes

6 filés de Saint Peter (tilápia)

Suco de 2 limões Tahiti

Sal e pimenta do reino a gosto

1 pimentão amarelo, cortado em tiras

1 pimentão vermelho, cortado em tiras

2 cebolas, cortadas em meia lua

3 tomates maduros, fatiado

1 vidro (200mL) de leite de coco  light

Papel alumínio

Como fazer:

1. Tempere os filés de peixe com limão, sal e pimenta. Reserve.

2. Corte os legumes conforme indicações acima e reserve.

3. Pré-aqueça o forno a 200°C.

4. Em uma assadeira, monte camadas intercalando cebola, tomate, pimentão  e peixe. Tempere os legumes com um pouco de sal e pimenta enquanto estiver montando as camadas.

5. Por último, regue peixe e legumes com o leite de coco.

6. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Passados os 15 minutos, retire o papel alumínio, aumente o forno para 220°C e asse por mais 10 minutos. Sirva imediatamente.

*Se quiser dar um toque especial adicione 3 colheres (sopa) de azeite de dendê.

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE