espaguete a carbonara do #aDicadoDia

espaguete a carbonara

Espaguete a carbonara é uma das minhas receitas preferidas. Quando eu era mais jovem, tinha um “paquera” italiano – falava-se assim nos meus tempos de adolescente, viu? – que, quando queria impressionar, levava a turma de amigos para a casa dele e preparava um autêntico carbonara. Confesso que na época eu, que só pensava em estudar e passava longe de fogões e livros de receita, realmente ficava impressionada com o prato e com a habilidade do moço. Pensando bem, não fiquei tão impressionada a ponto de transformar a paquera em namoro, mas a lembrança do prato ficou comigo por anos. Quando me reconciliei com as panelas e com a vida doméstica, o espaguete a carbonara foi uma das primeiras receitas que procurei aprender.

E também foi natural escolher esta receita como complemento para o vídeo do A Dica do Dia. No dia da nossa gravação, foi este o prato que serviu de almoço para mim e para a equipe de filmagem. Eles aprovaram.

Agora, com a receita em punho, espero que vocês também aprovem. 😉

carbonara 4

ESPAGUETE A CARBONARA

Ingredientes

300g de pancetta ou copa fatiados

300 g de bacon (compro já cortado em cubinhos para facilitar)

600g de espaguete ou talharim (nas fotos e no vídeo, usei o talharim)

5 ovos

1 xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora

1/2 xícara de chá de vinho branco seco

Sal e pimenta do reino a gosto

Salsinha picada (opcional)

Como fazer

1. Pré aqueça o forno a 200º C  por 5 minutos e depois disto coloque as fatias de pancetta ou copa para dourar por mais 15 minutos. Elas devem ficar crocantes.

2. Coloque a água do macarrão para ferver e cozinhe a massa de acordo com as orientações da embalagem.

3. Em uma tigela, misture o queijo parmesão e os ovos, misturando bem com o batedor de arame

carbonara 1

4. Em uma outra panela (pode ser uma caçarola bonita, usada para servir o espaguete a carbonara finalizado), doure o bacon. Assim que ele estiver dourado, acrescente o vinho branco e espere secar.

5. Junte o macarrão recém finalizado ao bacon, desligue a chama do fogão e despeje o creme de ovos + queijo. Faça isso bem rápido para que o calor da massa cozinhe o creme sem transformá-lo em uma omelete.

6. Finalize o espaguete a carbonara salpicando a pancetta/copa esmigalhada sobre ele e também salsinha.

Bom apetite!

Um beijo,

flavia

carbonara 2

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE