espaguete a carbonara do #aDicadoDia

espaguete a carbonara

Espaguete a carbonara é uma das minhas receitas preferidas. Quando eu era mais jovem, tinha um “paquera” italiano – falava-se assim nos meus tempos de adolescente, viu? – que, quando queria impressionar, levava a turma de amigos para a casa dele e preparava um autêntico carbonara. Confesso que na época eu, que só pensava em estudar e passava longe de fogões e livros de receita, realmente ficava impressionada com o prato e com a habilidade do moço. Pensando bem, não fiquei tão impressionada a ponto de transformar a paquera em namoro, mas a lembrança do prato ficou comigo por anos. Quando me reconciliei com as panelas e com a vida doméstica, o espaguete a carbonara foi uma das primeiras receitas que procurei aprender.

E também foi natural escolher esta receita como complemento para o vídeo do A Dica do Dia. No dia da nossa gravação, foi este o prato que serviu de almoço para mim e para a equipe de filmagem. Eles aprovaram.

Agora, com a receita em punho, espero que vocês também aprovem. 😉

carbonara 4

ESPAGUETE A CARBONARA

Ingredientes

300g de pancetta ou copa fatiados

300 g de bacon (compro já cortado em cubinhos para facilitar)

600g de espaguete ou talharim (nas fotos e no vídeo, usei o talharim)

5 ovos

1 xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora

1/2 xícara de chá de vinho branco seco

Sal e pimenta do reino a gosto

Salsinha picada (opcional)

Como fazer

1. Pré aqueça o forno a 200º C  por 5 minutos e depois disto coloque as fatias de pancetta ou copa para dourar por mais 15 minutos. Elas devem ficar crocantes.

2. Coloque a água do macarrão para ferver e cozinhe a massa de acordo com as orientações da embalagem.

3. Em uma tigela, misture o queijo parmesão e os ovos, misturando bem com o batedor de arame

carbonara 1

4. Em uma outra panela (pode ser uma caçarola bonita, usada para servir o espaguete a carbonara finalizado), doure o bacon. Assim que ele estiver dourado, acrescente o vinho branco e espere secar.

5. Junte o macarrão recém finalizado ao bacon, desligue a chama do fogão e despeje o creme de ovos + queijo. Faça isso bem rápido para que o calor da massa cozinhe o creme sem transformá-lo em uma omelete.

6. Finalize o espaguete a carbonara salpicando a pancetta/copa esmigalhada sobre ele e também salsinha.

Bom apetite!

Um beijo,

flavia

carbonara 2

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS