como testar ovos | #aDicadoDia

testar ovos

Sempre que começava uma conversa sobre hábitos e modas alimentares a mãe de um grande amigo meu sempre dizia  a seguinte frase: “O que vai matá-lo hoje é o que irá salvá-lo amanhã”.  E emendava a explicação dizendo que ao longo da vida dela já tinha visto tantos alimentos passarem de vilões a salvadores da pátria que nem valia a pena discutir tanto a respeito. Sempre achei a colocação bem sensata e – acima de tudo – verdadeira, bem digna daquela “sabedoria da vida”. E nesta toada, o ovo está aí para comprovar esta teoria.

De carrasco da boa saúde, responsável pelo colesterol e doenças cardíacas no passado, a capa da revista Veja desta semana mostrando sua redenção em grande estilo, o ovo segue firme e forte.

Confesso que depois que aprendi a usá-lo além do óbvio ovo-frito-de-microondas-quase-sem-gordura  descobri um mundo de possibilidades culinárias – tanto em preparos, quanto em ocasiões para servi-los – que hoje, para mim, uma bandeja de ovos é um item indispensável em minha geladeira.

Saber se o ovo está fresco é um dos itens mais importantes em toda esta conversa de consumo – e a dica para testá-los é tão simples, mas tão simples que merecia um vídeo caprichado do A Dica do Dia para registra-la para a posteridade. 😉

COMO TESTAR OVOS

 

E depois de saber bem como testar ovos, segue uma seleção básica de 10 receitas diversas para usar seus ovos frescos:

1. Pão com ovo glam

2. Ovo na cestinha de peito de peru

3. Madeleines

4. Bolo de chocolate

5. Espaguete à carbonara

6. Hambúrguer caseiro (com a melhor maionese do mundo)

7. Pão de leite

8. Torta colorida de liquidificador

9. Nuggets caseiros

10. Macarrão de forno com abóbora

 

Agora, como sempre, segue o link direto do vídeo para que possam assistí-lo no YouTube: http://bit.ly/TesteOvo

E, para finalizar esta postagem, segue mais uma história. Aprendi esta dica de como testar ovos há muitos anos, lá em Americana (devia ter uns 16/17 anos para ser bem honesta).Estava em uma aula de ikebana junto com o Marcio, uma amigo querido que há muito não vejo, quando ele contou a dica de como testar ovos e confessou uma arte que fez: certa vez, as tias do Márcio tinham se comprometido a fazer um super bolo para uma festa da igreja. Colocaram todos os ovos de molho e saíram para fazer algo, enquanto isso, o Márcio salgou a água e fez com que todos os ovos boiassem pregando uma bela peça nelas – e, acho que, apanhando depois. Relembrei claramente desta história enquanto escrevia o roteiro do vídeo e gravava e também fico muito feliz em registra-la aqui.

Porque são destas pequenas alegrias que se constrói uma bela história de vida.

Um beijo grande,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE