bife bourguignon para um final de semana feliz

bife bourguignon

 

Na semana passada tinha uma peça de músculo congelada em meu freezer. Nestes casos, em geral, Maria me mima e faz um músculo na panela de pressão acompanhado de um risoto ao modo dela. Depois que contei que minha avó usava músculo sempre que  fazia o brodo de carne (caldo) do risoto-milanês-menu-de- quase- todos- os-nossos-domingos, Maria me mima cozinhando músculo sentimental para mim. Mas, desta vez, quando ela me olhou com um sorriso nos olhos dizendo que dava para descongelar o músculo propus algo diferente. Um bife bourguignon.

Estava aguada pela imagem que tinha visto no Sabor Sonoro – e não conseguia me desvincular dela. A carne, o pão aliados à delicadeza das palavras.  Era a resposta: carne à borgonha. Propus a receita à Maria, que acolheu o bife bourguignon com o mesmo sorriso nos olhos que me propõe cada receita sentimental.

bife bourguignon 4

BIFE BOURGUIGNON

(receita adaptada do Sabor Sonoro)

Ingredientes
1.5 kg de músculo

1 litro de vinho tinto seco

1 dose de conhaque

4 dentes de alho picados

1 cebola grande picada

150g de champignon

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

100g de cebolinhas em conserva

1 lata pequena de extrato

1 bouquet garni (um bocado de salsa, tomilho, louro e alecrim)

3 cenouras picadas

2 linguiças calabresas picada em rodelas

1 colher (sobremesa) de noz moscada ralada

sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de Fazer

Misture a carne, o vinho, o alho, a cebola e o conhaque em uma travessa.

Cubra e deixe marinar por pelo menos 3 horas, ou se possível tente fazer esta etapa na noite anterior.

Depois deste período escorra a carne e reserve a marinada.

Refogue a carne e a calabresa com um pouco de azeite até dourar. Acrescente o sal, a pimenta do reino, a noz moscada e a farinha. Misture por mais uns 2 minutos, junte a marinada e o extrato de tomate à carne e deixe ferver.

Acrescente o bouque garni, reduza para o fogo bem baixinho e deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora, mexendo de vez em quando.

Neste momento acrescente a cenoura picada em cubinhos e deixe cozinhar por mais 40 minutos, a idéia é que o caldo ganhe uma consistência espessa e a carne fique bem macia.

Agora está acabando: acrescente os cogumelos e as cebolinhas em conserva e cozinhe por mais 10 minutos. Experimente e corrija o sal se necessario. Está pronto!

Corri para a padaria, comprei e cavei os pães italianos para tentar ficar na lindeza da receita original.

Ficou delicioso – comemos até o último pedacinho!

Beijo grande e bom final de semana,

flaviabife bourguignon 3

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE