Na semana passada tinha uma peça de músculo congelada em meu freezer. Nestes casos, em geral, Maria me mima e faz um músculo na panela de pressão acompanhado de um risoto ao modo dela. Depois que contei que minha avó usava músculo sempre que fazia o brodo de carne (caldo) do risoto-milanês-menu-de- quase- todos- os-nossos-domingos, Maria me mima cozinhando músculo sentimental para mim. Mas, desta vez, quando ela me olhou com um sorriso nos olhos dizendo que dava para descongelar o músculo propus algo diferente. Um bife bourguignon.
Estava aguada pela imagem que tinha visto no Sabor Sonoro – e não conseguia me desvincular dela. A carne, o pão aliados à delicadeza das palavras. Era a resposta: carne à borgonha. Propus a receita à Maria, que acolheu o bife bourguignon com o mesmo sorriso nos olhos que me propõe cada receita sentimental.
(receita adaptada do Sabor Sonoro)
Ingredientes
1.5 kg de músculo
1 litro de vinho tinto seco
1 dose de conhaque
4 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
150g de champignon
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
100g de cebolinhas em conserva
1 lata pequena de extrato
1 bouquet garni (um bocado de salsa, tomilho, louro e alecrim)
3 cenouras picadas
2 linguiças calabresas picada em rodelas
1 colher (sobremesa) de noz moscada ralada
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer
Misture a carne, o vinho, o alho, a cebola e o conhaque em uma travessa.
Cubra e deixe marinar por pelo menos 3 horas, ou se possível tente fazer esta etapa na noite anterior.
Depois deste período escorra a carne e reserve a marinada.
Refogue a carne e a calabresa com um pouco de azeite até dourar. Acrescente o sal, a pimenta do reino, a noz moscada e a farinha. Misture por mais uns 2 minutos, junte a marinada e o extrato de tomate à carne e deixe ferver.
Acrescente o bouque garni, reduza para o fogo bem baixinho e deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora, mexendo de vez em quando.
Neste momento acrescente a cenoura picada em cubinhos e deixe cozinhar por mais 40 minutos, a idéia é que o caldo ganhe uma consistência espessa e a carne fique bem macia.
Agora está acabando: acrescente os cogumelos e as cebolinhas em conserva e cozinhe por mais 10 minutos. Experimente e corrija o sal se necessario. Está pronto!
Corri para a padaria, comprei e cavei os pães italianos para tentar ficar na lindeza da receita original.
Ficou delicioso – comemos até o último pedacinho!
Beijo grande e bom final de semana,