E aí? Gostaram do vídeo de ontem na Band? Para complementar as informações que passei pela TV, segue uma lista detalhada de como fazer os dois organizadores apresentados.
Começando com o PAP do organizador da foto acima, o organizador de vidros, que usa praticamente todos os materiais reciclados.
Materiais
2 tábuas de madeira (nota: eu usei duas ripas de pinus daqueles caixotes simples de feira)
3 abraçadeiras metálicas
3 vidros de conserva
3 lacres de latinhas de alumínio
3 parafusos para madeira
Adesivo epóxi
Cera em Pasta
Palha de Aço
Vinagre de Maçã
Ferramentas
Chave de Fenda
Chave Phillips
Grampeador de Pressão
Furadeira
Modo de Fazer
O primeiro passo é envelhecer a madeira com a palha de aço e o vinagre de maçã (como expliquei na postagem da semana passada). Com as tábuas já envelhecidas, junte-as para formar um painel maior. Para isto, utilize o grampeador de pressão. Finalize a parte da frente com uma camada de cera incolor – a cera protege a madeira e sela o tingimento.Prepare as abraçadeiras realizando um furo e ajuste-as no painel que você acabou de fazer. No verso do mesmo, cole os lacres das latinhas com adesivo epóxi – eles serão os responsáveis por segurar seu painel na parede. Para finalizar, fixe os vidros nas abraçadeiras com a ajuda da chave de fenda. Nota: espere o tempo de secagem recomendado pelo fabricante do adesivo epóxi para pendurar seu organizador.
Uma alternativa bacana para esta peça é ser utilizada como vaso triplo. Fica um charme e muda o astral de qualquer ambiente!
Organizador de tela de galinheiro: este é muito bacana, ocupa pouquíssimo espaço e quebra o maior galho ao acomodar estes utensílios grandes.
Para fazê-lo, são necessários apenas 3 (!) materiais: moldura de madeira, tela de galinheiro e arame. As ferramentas utilizadas são o grampeador de pressão e o alicate.
Se você tiver uma moldura antiga, bem bonita dando sopa em sua casa pode utilizá-la como base deste trabalho. Garanto que o resultado terá um charme extra!
Modo de fazer
Pinte a moldura da cor de sua preferência e espere secar. Com o auxílio de um alicate, corte a tela de galinheiro em uma dimensão um pouco maior do que o vão da moldura. O próximo passo é super simples: fixe a tela de galinheiro com o grampeador de pressão. Em 5 minutos eu garanto que seu trabalho ficará pronto! Pode usar o mesmo truque dos lacres para pendurar o quadro 😉
Para finalizar, faça vários ganchinhos com arame e acomode seus utensílios com muito estilo.
Como alternativa de acabamento, a moldura pode ser revestida em tecido, como a da foto abaixo. Utiliza-se cola branca e um pincel, de forma semelhante à que explico no passo a passo do sousplat revestido em tecido.
O que mais me encanta nestas ideias é que o investimento para realizá-las é baixo com um resultado grande de impacto estético e funcional. Não vale arriscar?
Beijo grande