DESVENDANDO AS ETIQUETAS: SÍMBOLOS DE LAVAGEM EXPLICADOS | #ADICADODIA

Chega de não saber o que tantos símbolos significam

Que atire a primeira pedra quem nunca estragou uma camiseta ou outra vestimenta por não saber a forma correta de limpá-la. E aí, basta uma gota de alvejante a mais ou um processo de lavagem equivocado para mandar sua blusa preferida direto para o lixo…

Por isso, manter as etiquetas é essencial para que você tenha sempre à mão as informações necessárias para lavar, secar e armazenar suas roupas corretamente. Dessa forma, suas peças vão, de fato, ter uma vida útil prolongada.

Mas, de nada adianta manter as etiquetas se, por acaso, você não sabe lê-las e interpretá-las. Afinal, são feitas apenas de símbolos! Então, caso este seja o seu caso, aproveite o post de hoje para aprender tudo o que você precisa sobre o assunto. Acredite, depois dessa leitura, nenhum símbolo será desconhecido para você novamente!

Você confere todas as informações abaixo. Se preferir, pode assistir ao vídeo que está no topo deste post ou, inclusive, no canal A Dica do Dia, no YouTube: https://goo.gl/vaPF3w. Inscreva-se no canal e fique por dentro das novidades!

símbolos de lavagem explicados

Universalismo

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que os símbolos das etiquetas são, de fato, universais. Então, seja uma peça fabricada na China, nos Estados Unidos ou aqui no Brasil, por exemplo, a leitura dos símbolos deve ser feita da mesma forma. Sem medo e sem erro!

Grupos de símbolos

Você pode identificar um símbolo pelo grupo ao qual ele pertence. Ou seja, a base de cada desenho indica uma etapa específica do processo de conservação da roupa. Abaixo, você confere os grupos.

Tina = lavagem
Triângulo = alvejamento
Quadrado = secagem
Círculo = lavagem a seco ou lavagem química
Ferro = passadoria

Além disso, há outras informações importantes. Por exemplo: barras abaixo dos desenhos significam suavidade naquele processo. E quanto mais barras houver, mais suave aquele processo deve ser feito.

No que diz respeito aos símbolos de secagem, quando o quadrado aparece com um círculo interno, quer dizer que aquele símbolo diz algo sobre secagem feita na máquina. Agora, aqueles quadrados com linhas em seu interior indicam cuidados para secagens feitas no varal.

A partir dessas informações, você já terá mais facilidade em interpretar cada imagem. Porque, agora, basta entender o que cada item, dentro de cada grupo específico, significa. Nesse momento, é preciso colocar suas habilidades interpretativas em prática!

Por exemplo: sabendo que a tina representa lavagem, a imagem de uma tina com água cortada por um X na frente só pode significar uma coisa: lavagem com água é proibida para as peças que venham com esse símbolo na etiqueta. Já as tinas que aparecem com água e números dentro representam a temperatura máxima da água que a peça pode ser lavada.

Desvendando as etiquetas

E além de tudo isso, há muitas outras dicas por aqui para você ter suas roupas sempre em perfeito estado. Confira:

7 segredos de como lavar roupas com perfeição
Como lavar roupas a seco
10 dicas para pendurar roupas

Cuidar das roupas não é tão difícil quanto pensam. Basta ter as informações corretas sempre a postos para garantir que você realize os processos corretamente. Agora, se quiser mais praticidade e agilidade no dia a dia, que tal ter um manual desses, completíssimo, sempre à mão?

Para isso, você tem duas opções: pode conferir a tabela de símbolos universais aqui no site da Flávia, ou garantir o seu exemplar do livro A Dica do Dia, que tem, em suas páginas, a tabela completa de símbolos universais, além de muitas outras dicas para facilitar o seu dia a dia.

Até a próxima,

Equipe Flávia Ferrari

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE