É POSSÍVEL FAZER UMA MUDANÇA SEM ESTRESSE

Por Valéria Albernaz – Associada do Organizada

Virei especialista em mudanças antes mesmo de me tornar Personal Organizer. Não tinha ainda 10 anos de casada e já havia realizado 8 mudanças. Não foi fácil! Aprendi na prática e a duras penas como realizar tudo de forma simples e objetiva. O processo de mudança pode gerar muito estresse, mas se forem adotados alguns passos, esse processo pode tornar tudo mais tranquilo.

É importante fazer o planejamento para que as coisas não saiam do controle. Não liste apenas ações para a nova casa, mas também para a casa atual. Ficamos tão ansiosos que não esquecemos nada para o novo lar, como alteração do cadastro nas companhias de água, luz, gás, internet e telefone, bem como o agendamento das instalações desses serviços, mas acabamos nos esquecendo de realizar o desligamento dos contratos antigos da casa atual. Não se esqueça de alterar ainda o endereço das correspondências de bancos, assinaturas de jornais e revistas.

Desenhe a planta baixa da casa nova com todas as medidas das paredes, portas e janelas. Faça uma prévia de como os móveis e objetos grandes ficarão dispostos. É importante fazer também a medição de móveis e objetos grandes e verificar se os mesmos passarão nos vãos das portas da nova casa. Não se esquecer de medir o tamanho e conferir a capacidade do elevador.

Muitas pessoas antes da mudança fazem alguns reparos elétricos, pinturas, pequenos consertos, troca de fechadura, mas se esquecem de fazer a dedetização antes da mudança. Isso pode evitar vários problemas após tudo instalado. Agende uma limpeza pesada antes da mudança, deixando inclusive armários, prateleiras e gavetas limpas.
Não se esquecer de verificar as normas do condomínio da casa atual e da nova. Quais são os horários e os dias da semana permitidos para se realizarem mudanças. Verifique também sobre as regras para visita de fornecedores e prestadores de serviços. Faça o agendamento com o síndico ou responsáveis e verifique se haverá algum evento ou feira livre que impeça a passagem exatamente no dia agendado para a mudança.

Separe alguns itens como escada, extensões, adaptadores de tomada com várias entradas e saídas de acordo com a especificação da sua nova casa, fita isolante, veda rosca, chaves de fenda, trena, vassoura, rodo, panos de chão, produtos de limpeza, detergente, bucha, panos de prato, toalhas de rosto, sabonete líquido, papel higiênico, galões de água mineral, copos descartáveis e deixe na casa nova mesmo antes de se mudar.

Faça uma mala de mão como se fosse fazer uma pequena viagem. Além de roupas, pijama, peças íntimas, sapatos, havaianas, itens de higiene pessoal e remédios, não se esqueça de incluir roupa de cama e banho, laptops, tabletes, dinheiro, joias e documentos importantes. Se tiver pets não se esqueça da mala com os itens prioritários para seu bichinho. Se puder contrate uma Personal Organizer com experiência, para ajudar na organização, pois tudo será muito mais fácil, rápido e sem estresse.


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE