5 PERGUNTAS PARA DESAPEGAR COM FACILIDADE E VIVER MAIS FELIZ

Escrito por Sara Heiderick – Associada do Organizada

Num certo ponto da sua vida você ‘aprende’ que para ser feliz você precisa seguir um certo protocolo: conseguir uma casa própria, um carro e um bom emprego, constituir família, vestir-se bem, comer saudável, viajar e acumular tudo o que conseguir.

Fonte: imagem de Sara Heiderick

Por mais que o sentimento sobre essa palavra já tenha começado a mudar, ainda somos constantemente estimulados ao consumo, a desestressar adquirindo, comprando.

Passamos a vida acumulando objetos em vez de acumularmos horas com a família, com os amigos, com as pessoas que amamos. Entulhamos nossas casas com o que não precisamos; com roupas que até gostamos, mas jamais usaremos; com itens velhos e quebrados que não têm mais conserto.

Vivemos apegados aos bens que possuímos quando poderíamos nos apegar a um abraço apertado de quem amamos, ou mesmo de quem não tinha o que vestir nem calçar e recebeu uma doação muito bem-vinda.

Como Personal Organizer, uma das minhas missões é ajudar pessoas a conhecerem o prazer e os resultados impactantes do desapego. Por isso hoje, conto aqui uma dica para fazer uma triagem eficiente que sempre funciona com meus clientes:

Sempre tratando cada item com o cuidado merecido e separando tudo que fica e tudo que sai, reserve 15 minutos do seu dia e comece por onde mais te incomoda. Uma sugestão é reunir a família e explicar o quanto isto será importante se todos se envolverem. Não tire tudo de uma vez do lugar, vá aos poucos, no seu ritmo e, ao avaliar cada item, se faça as seguintes perguntas:

  • Por que eu guardo isso?
  • Eu preciso mesmo disso?
  • Isso tem a ver comigo?
  • Isso me traz felicidade?
  • Se eu me desapegar, o que vou sentir?
Fonte: imagem de Sara Heiderick

 “Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar da vida ser impermanente”, diz a sabedoria oriental. Tenha o prazer de viver com aquilo que realmente é indispensável para você. O desapego traz paz a quem pratica e leva alegria a quem recebe.


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE