Quer tirar todas as suas dúvidas sobre vinagre? Então confere esse post completo, cheio de perguntas que recebi das minhas seguidoras!
Eu amo um vinagre! Uso para muitas coisas na minha casa, desde limpeza do dia a dia, até na lavagem das toalhas. E sempre compartilho essas dicas com você no meu canal e redes sociais.
Mas, quando o assunto é vinagre, direto recebo muitas dúvidas. Desde a clássica: se deixa cheiro nas roupas, até as mais diferentes.
Pensando nisso, abri uma caixinha de perguntas no meu instagram, e perguntei: Quais são suas dúvidas sobre vinagre?
Hoje eu chego com a primeira parte dessas perguntas por aqui. Então, vem conferir comigo?
Depende. Os dois vinagres são eficientes, porém, o vinagre 6% tem uma concentração maior, ou seja, é mais potente.
Mas isso, não quer dizer que o vinagre tradicional, com 4% de acidez não seja bom. Muito pelo contrário. Inclusive, em misturinhas em que o vinagre é diluído, com a mistura de partes iguais de água + vinagre, é a do Vinagre cítrico, é até mais indicado usar esse, de 4%.
Agora, no caso daquela limpeza pesada na máquina de lavar, para lavar roupas e lençóis, eu já indico usar o de 6%.
Agora, se você não encontra facilmente o de 6%, pode usar o tradicional também!
A quantidade ideal de vinagre varia conforme a capacidade da sua máquina de lavar.
Eu indico usar 100ml de vinagre, para 5kg de roupas.
Aliás, vale lembrar que essa medida não difere por conta do modelo da máquina tá? Vale tanto para as máquinas de lavar que abrem na parte de cima, quanto as que abrem na frente.
Essa é uma pergunta bem específica, voltada para os vinagres com 6% de acidez da marca Castelo Alimentos, que aliás, são o que sempre indico nos meus vídeos.
Foi só uma mudança de embalagem tá? A embalagem verde é antiga, e a nova agora é a azul.
Mudou a carinha, mas o produto continua o mesmo.
Pode! Mas precisa ficar de olho na superfície em que você vai usar.
Se ela é mais delicada, o ideal é diluir o vinagre para evitar acidentes.
❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.
Essa provavelmente é a dúvida sobre vinagre que eu mais recebo quando falo que não uso amaciante, apenas vinagre para lavar minhas toalhas.
Não fica! Durante o processo de secagem o cheiro do vinagre evapora e vai embora.
Eu não uso mais amaciante em casa. Tanto para lavar as toalhas, quanto para lavar qualquer outra roupa.
Agora a secadora, agora eu tenho quintal, então deixo as toalhas quase secarem totalmente no varal, quando elas quase terminaram, dou aquela secada final na secadora.
Pode, mas sinceramente, não acho a melhor opção.
Isso porque o amaciante impregna nas fibras das toalhas e roupas, por isso elas acabam ficando duras.
O vinagre promove uma limpeza dessas fibras, então enquanto um ‘suja’, o outro tenta limpar.
Se você vai usar o amaciante apenas para deixar um cheirinho, recomento então trocar ele por algumas gotinhas de óleo essencial. Dá super certo também.
❤ Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.
Sim! Eu inclusive uso nas roupas escuras aqui em casa.
Mas nesse caso, não é bem como um amaciante. Eu uso na verdade para fixar as cores das roupas, assim, evita o desbotamento.
Não pode!
O porcelanato é um desses casos de superfícies mais delicadas que não podem ser limpas com vinagre.
No caso do porcelanato, indico usar a mistura de água com detergente neutro e algumas gotinhas de álcool. Só!
❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.
Eu sei, esse vinagre de 6% com 5l não é encontrado em todos os supermercados, vai variar bastante conforme a região.
Como tem essa particularidade das cidades, indico que você entre em contato direto com a Castelo Alimentos, pelo SAC: 0800-771-6111.
Então, está gostando de tirar todas as suas dúvidas sobre vinagre? Já já eu chego com a segunda parte desse post para você!
Beijos!