6 ERROS DA ORGANIZAÇÃO PARA VOCÊ NÃO COMETER MAIS

Quais são os maiores erros da organização? A organização da casa não é e nem precisa ser um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, ela é sua aliada para deixar a vida mais simples e prática. Porém, existem alguns erros básicos da organização que podem estar atrapalhando seu planejamento, e eu vou te contar quais são os 6 erros da organização para você não cometer mais.

Uma das perguntas que eu mais recebo nas minhas redes sociais é: Flávia, como faz para organizar a casa? E quer saber a verdade, em muitos casos as pessoas cometem erros básicos da organização e por isso, não conseguem chegar no seu objetivo final. Que é justamente criar uma rotina de organização funcional para sua vida e realidade.

Então vem comigo e aprenda quais são os 6 erros da organização para você não cometer mais.

1º Erro – O dom da organização

Existe um grande mito que envolve a organização da casa. Muitas pessoas acreditam que saber organizar é um dom. E não, isso não é verdade.

A organização não é um dom, é um método! E esse método pode ser aprendido por qualquer pessoa. Então chega dessa história de dom para organização!

Isso só sobrecarrega a pessoa da casa que já aprendeu o método ou então, desestimula quem quer uma vida mais prática e eficiente, mas ainda não aprendeu.

Organização não é dom divino! É um método que pode ser aprendido e aprimorado. Aliás uma forma de aprender esse passo a passo da organização é através do meu curso, que você encontra aqui.

2º Erro – Achar que só existe uma forma de organizar

Esse é mais um dos erros da organização que pega muita gente! Não existe apenas uma forma de organizar certa.

Aliás, o que existe são métodos de organização que se adequam a sua rotina. O que funciona para mim, pode não ser o ideal para você e está tudo bem!

Muita gente cai na cilada de baixar aqueles cronogramas prontos de limpeza da casa e na primeira semana, não se adequam, e acreditam que a organização não é para elas.

A organização não é para você, ou o cronograma não é para você? Percebe a diferença?

Quer mais um exemplo? Eu sempre falo sobre a altura confortável. Que é aquela medida em que você não precisa nem se abaixar ou se levantar muito para alcançar determinada prateleira.

Agora pensa, cada pessoa tem uma altura, ou seja, a minha altura confortável não é a mesma que a sua. Só aí você já percebe como um método de organização não é fixo, ele vai mudando conforme a sua realidade.

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3º Erro – Achar que a organização nunca muda

Outro erro muito comum é acreditar que a organização é fixa. Que você encontrou uma forma de se organizar e nunca mais vai poder alterá-la.

Isso é uma grande mentira, afinal, nossa vida muda e a organização também vai mudar. Como por exemplo, a organização e planejamento de uma pessoa que mora sozinha, é totalmente diferente da rotina e organização de uma família com um bebê.

As mudanças da vida, nos fazem mudar a organização também. E nem precisam ser mudanças drásticas. Como por exemplo, a organização do guarda-roupa no inverno é realizada de uma forma, em que as blusas de frio estão com fácil acesso. Quando o verão chega, essa organização também muda. Os cobertores são guardados e os biquínis ficam a mão.

4º Erro – Vai acertar logo na primeira organização

Então, preciso te contar uma verdade que pode doer, mas é necessária.

Você provavelmente não vai acertar a organização de um item logo de cara. Lembra que eu comentei que a organização é um método, que tem passos para serem seguidos?

Então, um deles é a análise. Depois que você organizou determinado cômodo, você precisa de um tempo para analisar se ele realmente funciona. E isso só acontece no dia a dia.

Ah Flávia, organizei e vi que não está funcionando e agora? Eu desisto? Não! Agora você vai procurar outras formas de organizar este mesmo cômodo, até encontrar que mais faz sentido com a sua realidade.

Quer saber mais um segredo? Essa mudança é normal, não desanime da organização só por isso.

❤ Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5º Erro – Achar que vai organizar tudo de uma vez

Sabe aquela história: Hoje vou tirar o dia para organizar a casa? Então, isso não funciona.

O ideal é separar apenas um item para organizar por dia. Além de mais eficiente, assim, você consegue realizar outras tarefas no mesmo dia, também é uma forma de planejar o que será feito.

Aliás, mais uma dica é começar organizando pelos itens que você mais gosta. Por exemplo, adora suas bijuterias, então comece organizando este item. Isso estimula os próximos passos, além de ser a área que você mais conhece.

❤ Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

6º Erro – Achar que ser organizado é ser minimalista

Esse provavelmente é o erro da organização mais polêmico. Muita gente acha que para ser organizado, você precisa ser minimalista.

Sabe, aquela casa sem enfeites, com tudo clean, branquinho, lisinho, sem nada pelo espaço? Então, isso não é organização.

Aliás, essa casa provavelmente não seria funcional para mim. Você não precisa abrir mão dos enfeites para ter uma casa organizada.

Organização não é ter poucos itens, mas sim, saber exatamente onde cada um deles estão. Então não se culpe por ter uma estante cheia de decorações e lembranças, isso não quer dizer que sua casa está bagunçada.

Então, me conta, você comete algum desses erros da organização?

Beijos!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO TIRAR CHEIRO DE MALA COMO LIMPAR ESCOVA DE CABELO COMO HIGIENIZAR FONES DE OUVIDO COMO LIMPAR LEITE DERRAMADO NO FOGÃO 5 DICAS PARA LAVAR ROUPA COM PERFEIÇÃO COMO AMOLAR TESOURAS EM CASA COMO GELAR AS BEBIDAS RAPIDAMENTE COMO DEIXAR AS BOLACHAS CROCANTES DE NOVO COMO DESENTUPIR A PIA DA COZINHA COMO DESCASCAR OVOS COM PERFEIÇÃO
COMO TIRAR CHEIRO DE MALA COMO LIMPAR ESCOVA DE CABELO COMO HIGIENIZAR FONES DE OUVIDO COMO LIMPAR LEITE DERRAMADO NO FOGÃO 5 DICAS PARA LAVAR ROUPA COM PERFEIÇÃO