11 DICAS PARA DEIXAR AS ROUPAS NOVAS

Quando as roupas são bem cuidadas elas podem durar por anos, sempre com cara de novas! Hoje vou compartilhar com você 11 dicas para deixar as roupas novas.

Se você acompanha um pouco sobre moda, já percebeu que ela é cíclica não é mesmo? Quando você menos espera, aquela moda de alguns anos está de volta e se você guarda suas roupas com carinho, pode ter uma tendência no guardada no seu guarda-roupas.

Mas isso só acontece quando você segue algumas dicas para deixar as roupas novas e é sobre elas que vou falar neste post.

1- Composição do tecido

As 11 dicas para deixar as roupas novas acontecem antes da compra, durante e depois do uso das roupas. A primeira dica é inclusive para o momento da compra.

Alguns tecidos tem mais probabilidade de pegar bolinhas, é o caso das roupas com maior composição de poliéster, são mais sintéticas. Esse tipo de informação você confere na etiqueta das peças.

Então, se você não quer bolinhas nas roupas, fuja dos tecidos com muita composição sintética.

2- Dica de ouro!

Quer mais uma dica para conferir se a roupa vai dar bolinha? Na loja mesmo você pode esfregar um pequeno pedaço do tecido, se formar uma bolinha, você já sabe que ele vai dar trabalho depois da lavagem.

Então na dúvida, também dá certo usar esse truque.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- E se já tem bolinhas?

Mas Flávia, minhas roupas já estão com bolinhas, tem solução?

Tem sim! E ainda são duas opções, ou você pode comprar um papa bolinhas, ou então pode usar uma esponja de louças nova.

Eu te ensino o passo a passo neste vídeo.

4- Evite sobreposições

Mais uma dica para deixar a roupa nova e sem bolinhas, evite usar sobreposições nesses tecidos sintéticos.

Como por exemplo, se você tem uma blusa com bastante acrílico ou poliéster na composição, o ideal é não utilizar um casaco com ela. Esse atrito acaba formando mais bolinhas no tecido.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5- Confira a etiqueta

Muita gente tem o hábito de comprar as roupas e já sair cortando as etiquetas. Apesar de algumas realmente incomodarem, nessa etiqueta estão informações importantes para a conservação da roupa.

É nela que você encontra se pode ou não lavar a peça na máquina, se ela pode ser centrifugada, se pode ser passada no ferro. Aliás, se você não entende todos aqueles símbolos, eu te explico tudo neste vídeo.

6- Cuidado ao guardar as roupas

Depois desses cuidados na hora da compra e da lavagem, também é muito importante guardar as roupas da maneira correta.

Algumas peças não podem ser penduradas, como é o caso principalmente das roupas de linho e tricô. Elas podem acabar deformando com o tempo quando estão em cabides.

Então, neste caso, sempre guarde as peças dobradas, se você tem dúvidas sobre o que é dobrado e o que é pendura no armário, eu explico tudo por aqui.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

7- Trate as manchas

A roupa manchou? Então logo em seguida já lave e trate essa mancha, assim, as chances de remoção são muito maiores.

Lembre-se mancha antiga é sempre mais difícil de retirar. Então assim que o acidente acontecer, já lave essa área.

Aliás, mais uma dica que vai ser polêmica, mas é real, quanto menos você lavar a peça, mais ela vai durar! Ah Flávia, mas eu vou deixar a roupa suja?

Não! Eu tenho uma dica para te ajudar nessa tarefa.

8- Misturinha refrescante de roupas

Sabe aquela peça que não está nem suja, nem limpa? Então, nesses casos você pode utilizar a misturinha refrescante de roupas, olha o que você vai precisar:

  • 500 ml de água morna;
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de sopa de amaciante.

Misture todos os ingredientes, coloque em um frasco com borrifador e espirre por toda a peça, deixe ela arejando por 12 horas e depois você pode guardar a peça novamente.

O bicarbonato vai remover todos os odores da peça e assim, ela fica pronta para ser guardada novamente. Só é importante sempre chacoalhar bem o frasco antes de usá-lo.

9- Saquinhos de lavagem

As roupas delicadas precisam de alguns cuidados na lavagem e secagem. Se possível dê preferência para lavar a mão, senão, use saquinhos de lavagem para colocar as peças e só depois irem para a máquina.

Para secar, eu gosto muito de usar aquelas centrífugas de folhas de hortaliças, como eu ensino neste vídeo.

10- Como lavar peças preto e branco

Bom, o princípio básico para começar qualquer lavagem de roupas é sempre separar as roupas claras das escuras. Mas e quando a peça é preto e branco? Ou azul marinho e branco?

Teoricamente o fabricante deve garantir que a tinta mais escura não vai manchar a área mais clara, mas para não correr o risco de perder a peça você pode ou deixar ela de molho em uma solução de água+ vinagre de álcool Castelo Alimentos, para que o vinagre segure a tinta, ou então, na hora da lavagem você pode colocar uma colher de sal, isso também ajuda a segurar o pigmento.

Agora se a peça já manchou, você pode colocar ela de molho com água e uma batata, o legume vai absorver o pigmento também. Mas é importante fazer esse processo antes que a peça seque, depois de seco, não tem mais solução, a peça vai ficar manchada mesmo.

11- Manutenção das peças

E para finalizar a lista de 11 dicas para deixar as peças novas, sempre faça a manutenção das peças.

Como por exemplo, eu tenho um blazer super antigo que eu amo! O forro não estava muito legal, então pedi para uma costureira trocar, a peça está nova!

O mesmo vale para zíper de calça, de jaqueta, para botões que estão caindo, essa é uma forma de economizar e ter uma moda mais sustentável no seu guarda-roupas.

Então, me conta, gostou dessas dicas?

Beijos!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA