COMO ACABAR COM A BAGUNÇA DA CASA

Você deve imaginar que por eu saber várias técnicas de organização, minha casa deve viver organizada, mas a verdade é que ninguém é de ferro e por aqui também rola bagunça, por isso, vou te ensinar a como acabar com a bagunça da casa de uma forma eficiente e possível.

Se você me acompanha nas minhas redes sociais, deve ter visto que passei dois meses morando na Itália, quando voltei, minha casa estava de pernas para o ar. Juro, acho que nunca tinha visto minha casa tão bagunçada.

Então, como não tinha jeito e eu precisava dar um jeito naquilo tudo, aproveitei para te ensinar o planejamento que criei para organizar e acabar com a bagunça de casa.

3 Perguntas da bagunça

Primeiramente, é necessário entender de onde surgiu toda essa bagunça e isso só é possível quando você se faz três perguntas:

  • O que criou essa bagunça?

No meu caso, foram várias situações atípicas que aconteceram ao mesmo tempo. Minha filha voltou com uma mala maior do que eu imaginava do seu intercâmbio de 3 meses. Meu marido ficou cuidando da casa por um mês, mas do jeito que ele imaginou que seria a melhor forma – e não foi 😅. Eu sai viajar de última hora, ou seja, vários fatores acabaram gerando essa bagunça e todas essas situações não fazem parte da nossa rotina.

  • Quanto tempo você tem para organizar a bagunça?

Também é muito importante estabelecer uma meta – possível e real -, para organizar toda essa bagunça, senão, a verdade é que acabamos empurrando com a barriga e a bagunça toma conta permanente da casa.

No meu caso, eu estabeleci um prazo de 3 semanas, aliás, vale lembrar, essa bagunça levou praticamente 2 meses para acontecer, ou seja, foram vários dias para bagunçar, não queira imaginar que você vai conseguir arrumar tudo em um dia só.

  • Quem vai ajudar?

E aí vem a pergunta de um milhão de reais… quem vai ajudar?

Bom, se a bagunça foi resultado de situações que envolveram toda a família, ou seja, todos são responsáveis pela bagunça, então nada mais justo do que todos serem responsáveis pela organização.

Por isso, a resposta é: toda a minha família!

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

Urgente x O que é importante

Agora que os motivos da bagunça foram identificados e principalmente, os responsáveis pela organização foram selecionados, vamos analisar a diferença entre o que é urgente x o que é importante.

Lembra que eu comentei que a bagunça não aconteceu e um dia só? Então, eu estabeleci 3 semanas para organizarmos tudo e assim, planejar nossas atividades.

Nisso, eu separei o urgente do importante. Eu sei, no início tudo parece urgente, afinal, a casa está de pernas para o ar, mas essa não é a realidade.

Como por exemplo, em uma escala de urgência, o que precisa ser feito primeiro:

  • Limpar a geladeira e conferir os alimentos que precisam ser descartados;
  • Lavar as roupas da mala, que são todas de inverno e aqui no Brasil está o maior calor?

Acho que a resposta é simples, a prioridade neste caso é organizar a geladeira, descartar o que estragou nesse período, afinal, você está falando de uma atividade que pode deixar mau cheiro na geladeira, pode juntar bactérias e prejudicar a saúde e toda a sua família.

As roupas, não são uma prioridade para primeira tarefa nesse cronograma de 3 semanas, elas são peças de inverno, não vão ser utilizadas tão cedo por aqui, então podem esperar um segundo momento para serem lavadas.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

Plano de ação – separe por cômodos

E finalmente, para começar a acabar com a bagunça da casa, separe seu plano de ação por cômodos.

Um dia você vai realizar tarefas da cozinha, no outro do quarto, no outro do banheiro e assim por diante. Na hora de pensar nessa distribuição das tarefas ao longo das semanas, não esqueça de pensar novamente nas prioridades.

Geralmente, a prioridade é sempre a cozinha e o banheiro, lugares que precisam de mais higiene.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Então, gostou dessas dicas para planejar e acabar com a bagunça da casa?

Beijos e até a próxima!

Como acabar com a bagunça da casa
Como acabar com a bagunça da casa

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA