CRONOGRAMA DE LIMPEZA REALMENTE FUNCIONA?

Hoje o post vai ser polêmico, mas é um assunto muito necessário, será que o cronograma de limpeza realmente funciona?

Sim, eu tenho um curso exclusivo sobre cronogramas de limpeza, inclusive ele se chama Cronograma da Casa, mas quer saber a verdade? Não é qualquer cronograma de limpeza que realmente funciona e eu me sinto muito aliviada em dizer isso.

Então nosso papo hoje vai ser sobre como identificar um cronograma de limpeza que funcione no seu dia a dia.

Qual cronograma de limpeza não funciona?

Bom, já vou contar a realidade, eu não acredito nesses modelos de tabelas e cronogramas prontos que nós encontramos na internet.

Sabe, aqueles modelos que falam: segunda-feira é dia de lavar a roupa de manhã, a tarde é dia de lavar o banheiro. Para mim, esse tipo de cronograma está fadado ao fracasso. Isso porque ele simplesmente não se adequa a sua realidade e rotina.

É impossível um mesmo cronograma funcionar para todas as pessoas, somos diferentes, com necessidades e rotinas diferentes. Como por exemplo, eu hoje moro com o meu marido e tenho dois filhos adolescentes, o meu dia a dia é muito diferente de quem tem filhos pequenos ou adultos.

Percebe como um mesmo cronograma não faz sentido para todas as pessoas?

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

Qual cronograma funciona?

Então qual é o cronograma que funciona Flávia? É o cronograma que se adequa as suas necessidades e não o que impõe tarefas que não fazem sentido nesse dia para você.

Como por exemplo, vamos voltar para a história das vidas e rotinas diferentes. Quem tem crianças pequenas, principalmente bebês, tem uma quantidade de roupas maior para lavar e por isso, provavelmente vai precisar lavar essas roupas mais de uma vez por semana.

Agora, se você mora sozinha, ou com adultos que trabalham de home office, muito provavelmente a quantidade de roupas será menor e assim, uma vez na semana separado para essa tarefa já seja o suficiente.

O cronograma que vai se adequar a você e não o contrário.

Tempo x Tarefas

Mais um ponto muito importante é adequar seu cronograma conforme o tempo disponível. Encaixe as tarefas que demandam mais tempo, nos dias mais tranquilos da sua semana.

Como por exemplo, na segunda-feira as crianças vão para a escola cedo, então você sabe que nesse período, consegue se organizar melhor para fazer tarefas mais demoradas.

Vale lembrar também que o cronograma precisa ser possível, não adianta colocar mil tarefas no mesmo dia, você não vai conseguir realizá-las e no final, só vai se sentir frustrada.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

Mude o cronograma

Para finalizar, o cronograma de limpeza não é fixo, você precisa analisar de tempos em tempos se essas tarefas estão fazendo sentido nesse dia.

Se não está sendo realmente produtivo mude! Não tem problema nenhum mudar! Viu que não faz sentido mudar os lençóis na segunda, porque você gosta de passar o final de semana com os lençóis frescos, então mude para a sexta.

Não tem problema nenhum mudar, o que não dá é ficar presa em uma sequência de tarefas que não te atende.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Eu espero de verdade que esse post te ajude a entender a função do cronograma e que você não seja mais escrava dessa lista de tarefas 😉 Organização é para trazer qualidade de vida e não para ser um tormento.

Beijos!

Cronograma de limpeza realmente funciona?
Cronograma de limpeza realmente funciona?

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA