DICAS PARA ORGANIZAR A DESPENSA

Despensa cheia é a maior alegria da casa não é mesmo? Mas para ficar bom de verdade, ela precisa estar arrumada. Então confira algumas dicas para organizar a despensa.

Para mim, o maior motivo para manter a despensa organizada, é que dessa forma, consigo visualizar todos os alimentos que estão dentro dela e não corro o risco de deixar nada vencer e assim, acabar sendo desperdiçado.

Se você também tem horror a jogar alimentos fora, por falta de organização e por ter deixado a data de validade chegar, aproveite para conferir essas dicas comigo e aprenda a como organizar a despensa sem complicações.

1- Limpe a despensa

Primeiramente, a despensa é o local onde guardamos os alimentos, então precisa estar sempre limpinho.

Eu indico limpar a despensa naquele dia antes de fazer as compras, assim, o espaço vai estar vazio. Para limpar, uso a misturinha de partes iguais de água + vinagre de álcool Castelo Alimentos.

Basicamente é misturar esses dois ingredientes utilizando a mesma proporção, então por exemplo, um copo de água + um copo de vinagre de álcool Castelo Alimentos, misture e armazene a solução em um frasco com borrifador.

Depois, é só borrifar em um pano macio e aplicar nas prateleiras e armários da despensa. Essa misturinha acaba com toda a sujeira.

2- Utilize potes transparentes

Mais uma dica para organizar a despensa é sempre colocar os alimentos dentro de potes transparentes. Pode ser desde um pote hermético, que deixa tudo guardado sem umidade, até potes de vidro reutilizados de conservas.

É importante ser um recipiente transparente, já que assim, você consegue visualizar tudo que está lá dentro e não corre o risco de comprar algo, que você já tem em casa.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- Priorize a área nobre da despensa

Coloque os alimentos que mais usa na área nobre da sua despensa.

– Mas Flávia, o que é a área nobre da despensa?

É aquela área das prateleiras que você consegue acessar sem precisar agachar, ou de uma escada para acessar. Ou seja, é sua área de conforto, que você pegar as coisas sem precisar fazer esforço.

É nessa parte que você vai organizar os alimentos que usa sempre, já aqueles que você não usa tanto, pode ficar nas prateleiras mais altas ou baixas.

4- Organize os potes por alturas

Outra dica importante para organizar a despensa é sempre colocar os potes mais altos atrás, e os mais baixos na frente. Quase como uma fila por ordem de tamanho.

Assim, você consegue visualizar tudo que está dentro do armário e não corre o risco de deixar um pote pequeno, esquecido no fundo da prateleira.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5- Etiquete as embalagens

Eu sempre tiro os alimentos das embalagens, como por exemplo, o arroz, o feijão, a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, tudo fica armazenado dentro de potes.

Mais do que beleza isso garante que os alimentos fiquem bem fechado e assim, não estraguem ou fiquem murchos.

Porém, é essencial etiquetar esses potes e vidros, o primeiro motivo é para saber o que está dentro de cada um deles, o segundo, é sempre colocar a data de validade dos alimentos. Então, você pode fazer etiquetas com uma etiquetadora, ou até mesmo, colocar a etiqueta do próprio alimento, que vem do supermercado.

O importante é deixar tudo identificado.

6- Setorize os alimentos

Eu gosto muito de separar os alimentos por categorias dentro da despensa, assim, eu sei onde estão todas as coisas.

Mais uma dica, é usar os cestinhos e organizadores de revistas para deixar os alimentos separados. No caso do cestinho, eu acho que vale a pena principalmente para itens que você usa ao mesmo tempo, e vai precisar retirar todos do armário, como por exemplo, os temperos.

Eu tenho uma cestinha só de temperos, quando vou fazer algum preparo, retiro a cestinha toda e tenho acesso a tudo que preciso de uma forma rápida.

Já os organizadores de revistas, eu uso para guardar as garrafas.

7- Busque a organização que funciona no seu dia a dia

Mais uma dica primordial, o que funciona para mim, nem sempre vai funcionar para você.

O motivo para dizer isso é que vejo muitas pessoas vendo fotos de despensas e armários no Pinterest, saem comprando todos os potes, cestinhos e itens organizadores e percebe no final que só gastou dinheiro.

A organização só é boa de verdade quando ela atende sua realidade e seu dia a dia. Então, compre os itens aos poucos, analise o que você precisa e vá testando o que vai ser bom para você.

Como por exemplo, não adianta comprar potes enormes, se você mora sozinha e compra todas as embalagens pequenas. Você só vai pagar mais caro de potes que não precisa.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Então, gostou das dicas para organizar a despensa? Me conta aqui nos comentários.

Beijos!

Dicas para organizar a despensa
Dicas para organizar a despensa

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS
COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS