6 VERDADES SOBRE PEDIR AJUDA NAS TAREFAS

Quando o assunto é tarefas domésticas, o que mais recebo são verdadeiros pedidos de socorro das minhas seguidoras, justamente por elas não conseguirem pedir ajuda. Então vou compartilhar 6 verdades sobre pedir ajuda nas tarefas.

Ah esse é um assunto antigo, que rende muitas polêmicas: como pedir ajuda nas tarefas? Parece que toda a obrigação da casa fica sempre em cima de uma pessoa só, e no final, a carga acaba sempre sendo maior do que podemos ou deveríamos aguentar.

Por isso, vou compartilhar 6 verdades sobre pedir ajuda nas tarefas.

1- Não peça ajuda!

– Mas Flávia, como assim? A ideia não é pedir ajuda?

Então, vamos alinhar uma coisa? Quando pedimos ajuda, isso quer dizer que a responsabilidade é só nossa, e por isso, precisamos pedir uma mãozinha para dividir as tarefas.

É aí que vive o problema, a limpeza e organização da casa é uma obrigação de todos os moradores, por isso, você não pede ajuda, você faz uma divisão de tarefas e todos trabalham pela limpeza e organização do lar.

2- Quem faz as tarefas sozinha vira invisível

Essa é uma verdade sobre pedir ajuda nas tarefas que doí, mas precisa ser dita.

Quando você assume todas as tarefas domésticas, você se torna invisível. Ao invés de valorizarem seu trabalho, os moradores passam a acreditar que a casa se arruma automaticamente, num passe de mágica.

As pessoas só vão valorizar seu trabalho, quando passarem a fazer também.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- Você deixa que as pessoas te ajudem?

Vamos falar sobre um assunto muito sério? Muitas seguidoras reclamam que não compartilham as tarefas domésticas, mas você aceita essa divisão?

Eu até brinco com essa situação e chamo de ‘Latifúndio Doméstico’, só você sabe fazer as coisas, só o seu jeito está certo e assim, quando alguém toma a iniciativa de fazer algo, você critica, falando que não está bom.

É claro que as tarefas precisam ser ensinadas, ninguém nasce sabendo, mas isso não quer dizer que só o seu jeito está certo, existem outras formas de fazer uma mesma ação e que terminam no mesmo resultado: cômodo limpo e organizado.

Então, mais do que compartilhar tarefas, aceite que as pessoas te ajudem.

4- É mais importante compartilhar a tarefa, do que ela ser perfeita

Mais uma verdade sobre pedir ajuda nas tarefas que vai ser dolorida para muitas pessoas, mas é necessária.

Melhor do que perfeito é feito! Já ouviu essa frase?

Aqui em casa eu tenho um exemplo clássico, a cama precisa ser arrumada todos os dias, inclusive faço enquetes diárias no meu Instagram sobreo tema.

Em alguns dias quem arruma a cama sou eu, em outros meu marido, a diferença é clara, eu tenho um jeito de organizar as almofadas, ele tem outro totalmente diferente.

Isso não quer dizer que a cama está bagunçada, o objetivo final é alcançado, só é diferente do meu jeito. É difícil aceitar, no começo me incomodava também, mas quer saber? Eu prefiro deixar da forma dele e ter essa tarefa compartilhada, do que essa obrigação ser só minha.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5- O achismo é o maior problema da divisão de tarefas

Quando você divide uma tarefa, isso precisa ser comunicado.

Enquanto você faz tudo sozinha, ter um planejamento do que deve ser feito só na sua cabeça funciona. Agora, quando você vai compartilhar as tarefas, precisa comunicar o que deve ser feito para todos.

Por isso, o cronograma é essencial nesse planejamento, lá você organiza tudo que precisa ser feito em cada dia e qualquer pessoa pode acompanhar com você.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

6- Comunique com assertividade

E para finalizar a lista de verdades sobre pedir ajuda nas tarefas, você precisa aprender a se comunicar para ter a cooperação de todos.

Não adianta sair dando ordens, isso só afasta as pessoas, quer um exemplo clássico? Terminou uma refeição e a mesa está com todos os moradores, ao invés de falar:

– Quem vai lavar a louça?

Dando espaço para todos fugirem, já faça a pergunta:

– Quem vai retirar os pratos e quem vai lavar a louça?

Não existe espaço para fugas, alguém vai ter que assumir uma das tarefas.

Então, acha que com essas dicas você vai conseguir compartilhar as tarefas de casa? Me conta aqui nos comentários.

Beijos!

6 verdades sobre pedir ajuda nas tarefas

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS
COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS