[Organizada PRO]

“O DESAPEGAR É ESSENCIAL NO PROCESSO DE ORGANIZAR UMA MUDANÇA”


Aluna do curso Organizada Pro ensina técnicas para desapegar e organizar no processo de uma mudança mais tranquila, e o primeiro cômodo a ser organizado vai te surpreender

Só quem já se mudou, sabe o quanto esse processo pode ser caótico e, em alguns casos, pode levar muitos dias para que a casa finalmente seja deixada pronta e organizada.

Se você já passou por isso, ou está se preparando para uma mudança e não quer que dias sejam vividos em meio a caixas, essa entrevista é para você.

Nossa equipe conversou com a personal organizer Fabiana Sobral, aluna do curso Organizada Pro da home expert Flávia Ferrari. Além disso, Fabiana já se mudou algumas vezes ao longo da sua vida, mudando de cidade, de estado; algumas mudanças foram com os filhos. Hoje, com o conhecimento das técnicas de organização, ela nos ensinou algumas dicas para deixar esse processo mais leve e eficiente.

Inclusive, uma das dicas da Fabiana nos surpreendeu. Por isso, você já pensou qual é o primeiro cômodo que deve ser organizado na casa nova? Nós te respondemos neste papo.

O que deve ser analisado antes de uma mudança?

Algumas mudanças são planejadas, outras precisam ser feitas em menos tempo, mas o que realmente importa, segundo a Fabiana Sobral, é avaliar as características deste novo espaço.

Algumas coisas que devem ser analisadas são o espaço da nova casa, o clima do novo lugar, se é mais quente ou mais frio, se é uma área urbana ou rural. “Essa avaliação vai definir o que vale realmente a pena levar, e se for para um ambiente menor a regra do desapego deve ser seguida à risca”, explica a personal organizer.

Primeiramente, a antecedência também ajuda muito na organização; quanto antes você começar a preparar os itens da mudança, melhor! Em seguida, nesta fase também, você vai buscar caixas de papelão, fitas e etiquetas de identificação, plástico bolha, e até as malas podem ser usadas no momento da mudança, levando as roupas que vão para a nova casa.

Além disso, caso prefira, a contratação de uma empresa de mudanças também precisa ser realizada o quanto antes, e a data para tudo acontecer já deve ser definida.

❤ Está cansada das tarefas domésticas? Tudo sobra para você? Vem comigo que você precisa conhecer o Cronograma da Casa 2.0! Saiba mais aqui.

Como organizar os itens da mudança?

Mais uma dúvida muito comum quando o assunto é a organização da mudança, é como guardar todas as coisas que vão para a casa nova.

Antes de mais nada, depois de analisar o que realmente vai ser necessário e desapegar do que não faz mais sentido, a forma mais indicada de organizar os itens é colocando-os em caixas categorizadas por cômodos. Além disso, isso será facilitado na hora da chegada no novo lar. Em seguida, quando você souber exatamente onde as coisas estão, a adaptação será mais rápida.

Também é importante que as coisas sejam guardadas com cuidado dentro das caixas, lembrando que elas vão passar por um processo de transporte. “Lembre-se de que as caixas devem ser identificadas e lacradas de forma segura para que não se abram durante o processo de mudança”, enfatiza Fabiana.

❤ Guarda-roupa bagunçado? Quer ter um armário de revista, bonito e organizado? Conheça o meu curso Como Dobrar! Clique aqui e saiba mais.

Cuidados pré-mudança

Antes do processo da mudança realmente começar, é importante que algumas informações sejam confirmadas:

  • As normas do condomínio em relação ao dia da mudança devem ser verificadas;
  • A alteração do endereço para correspondência deve ser feita;
  • O desligamento de energia, água e internet da antiga casa deve ser organizado, e o religamento na nova deve ser agendado;

Uma outra dica da Fabiana é tentar se organizar no trabalho e agendar um dia de folga na data da mudança.

Quais os primeiros passos na organização da nova casa?

Chegou na casa nova? O que deve ser feito neste espaço vazio? Será que tudo deve ser tirado das caixas? Por qual cômodo a organização deve ser iniciada?

Segundo a personal organizer, a primeira atitude a ser tomada é descarregar as caixas e separá-las em cada um dos cômodos. É possível perceber o quão importante foi a etapa de separar e identificar essas caixas na casa antiga, pois agora o processo de organização na casa nova está facilitado.

Primeiramente, nesse momento, surge a dúvida: por qual cômodo a organização deve ser iniciada? Além disso, fomos surpreendidos com a dica da Fabiana: ‘O ideal é que o banheiro seja o primeiro cômodo a ser organizado, pois é um dos lugares que será usado primeiro. Em seguida, o quarto deve ser arrumado caso a primeira noite seja passada na nova casa, e depois a cozinha. Por fim, a sala e o home office devem ser organizados’, elenca.

Com certeza, em termos de prioridades, ter o banheiro organizado será de grande ajuda para a rotina na nova casa.

❤ Se a sua casa está cheia de coisas, desorganizada, e você quer dar um fim nisso, você precisa do curso Organizada. Vem ver aqui.

5 dicas para fazer uma mudança sem dor de cabeça

Para finalizar, foi pedido à personal organizer Fabiana Sobral que elencasse 5 dicas para deixar o processo de mudança mais organizado e diminuir a dor de cabeça até a chegada na casa nova.

1 – Desapegar

A primeira dica na hora de organizar a mudança é analisar o que vai para a casa nova e o que você pode desapegar. “É super importante analisar tudo que pode ser desapegado, independente da forma (doação, venda, troca, descarte)”, comenta Fabiana.

2 – Fazer checklist 

Uma lista de todos os itens que serão levados na mudança deve ser feita e a lista deve ser conferida antes de sair da casa. “Você pode separar a lista por cômodos ou pela pessoa responsável por cada caixa”, explica a personal organizer.

3- Tire as medidas da nova casa

Antes de tudo, para evitar surpresas sobre móveis que vão caber ou não no novo espaço, cortinas e outros elementos, é importante que as medidas dos cômodos da casa nova sejam tiradas.

4 – identificar todas as caixas

As caixas devem ser categorizadas e identificadas, pois isso é essencial para que a mudança seja mais tranquila. Dessa forma, cada um dos itens que foram levados para a casa nova será encontrado com mais facilidade.

5 – Invista em uma empresa de mudanças

Por fim, a última dica da Fabiana é especial para quem realmente não quer passar por perrengues na hora da mudança. Além disso, empresas especializadas em mudanças devem ser pesquisadas e contratadas. Em alguns casos, todas os itens na casa antiga serão organizados e tudo será deixado pronto na casa nova por elas.

Quer se tornar uma personal organizer profissional?

Então conheça o curso da Flávia Ferrari, o Organizada Pro, são aulas específicas para você, que deseja se profissionalizar na área de organização. Converse com a nossa equipe pelo WhatsApp: https://wa.me/5511950078801.

banheiro retrô

5 LIMPEZAS PARA FAZER NO INÍCIO DO OUTONO

3 TRUQUES PARA AS FLORES DURAREM MAIS

cômoda peregrina

tirar cheiro de mofo | #aDicadoDia

quem pergunta quer resposta

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa