flores de fitas de coco

Na semana passada planejávamos uma festa de Bodas de Prata com uma pessoa quando, folheando um livro de receitas antigas ela se deparou com uma foto de flores de fitas de coco. Ah! Flor de coco!
Ela se lembrou que há algumas décadas, essas flores de fitas de coco enfeitavam os bolos de casamento.
Para a nossa surpresa, após alguma pesquisa, vimos que essa tradição remonta ao século XIX onde era muito comum que, durante as valsas nos casamentos, as famílias servissem bandejas repletas de biscoitinhos e doces enfeitadas com flores feitas de fitas de coco.
E melhor ainda: você consegue fazer rapidamente na sua casa.
Beijos e até a próxima semana,
Márcia e Renata
Receita
Ingredientes:
½ coco
1 ½ xícaras de açúcar
½ xícara de água
Modo de fazer:
Quebre o coco (quanto maiores os pedaços, melhor). Tire o coco da casca mantendo somente a casquinha fina. Com ajuda de um descascador de legumes, corte fatias bem finas e longas.
Misture o açúcar e a água e leve ao fogo fazendo uma calda no ponto de fio (colocar um pouco da calda em um copo de água fria. Ela deve fazer um fio). Coloque aos poucos as fitas de coco na calda e deixe por aproximadamente 5 minutos. Retire com uma escumadeira e rapidamente faça rolinhos em formato de flor, acrescentando outras fitas ao redor. Vá colocando as outras fitas na água até terminar todas as flores. Caso a calda comece a engrossar, pingue água quente para amolecer e continue.
Fonte de inspiração: Livro “Delícias das Sinhás – história e receitas culinárias da segunda metade do século XIX e início do século XX”

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • a energia para florescer Hoje acordei com uma frase em mente que ouvi de um parceiro de trabalho há algum tempo. […]
  • colocando o papo em dia Faz um certo tempo que eu não venho contar novidades por aqui. A novidade é que agora, […]
  • coloridocolorido Quem disse que cores  fortes, como o vermelho, o laranja e o turquesa, não podem […]
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS