insetos nas tomadas – casinha de abelha

insetos nas tomadas

 

Foi no meio dos preparativos para a nossa festa da passagem do ano que meu cunhado notou que uma das tomadas da churrasqueira estava fora de uso. Parecia cola, cobrindo totalmente os orifícios de contato elétrico. “Cola? Que estranho“, eu pensei com os meus botões. Nunca havia notado nada de irregular nas instalações da casa que compramos, sempre admirei o trabalho sério do eletricista que conduziu a obra. Iria investigar – abri as caixinhas elétricas e aparentemente nada de irregular. Que esquisito!

Passados alguns dias, chamei o Otacílio – o eletricista – aqui em casa por um problema no timer da piscina e aproveitei para mostrar a tal tomada. A resposta veio rápida e sem pestanejar:

“Insetos nas tomadas fazendo casa  e soltando secreção”

insetos nas tomadas

E, para arrematar, veio com a seguinte conclusão: “Muitas vezes, a gente perde o componente elétrico porque não consegue limpar bem a secreção deixada por estes insetos nas tomadas. Além disto, ao colocar um aparelho elétrico em uma tomada com a secreção, corre-se o risco de perder o aparelho sem nenhuma garantia.“. Realmente a secreção é bem viscosa e difícil de retirar. Notei que havia somente dois pontos de “insetos nas tomadas” em meu quintal: um totalmente comprometido (com os três orifícios completamente entupidos) e outra com “ocupação parcial” (a que eu mostro nas fotos).  A solução imediata foi trocar os bocais por dois novos.

Mas…. como prevenir insetos em tomadas novamente? Minha mente foi longe, pensando que eu precisaria aplicar um inseticida/repelente com certa freqüência. Eis que, novamente, o Otacílio me dá aquela sugestão simples (e genial):

insetos nas tomadas

Protetores plásticos, que em geral são só lembrados para evitar choques de crianças, são a solução simples para evitar que os insetos transformem suas tomadas externas em casinhas. Uma medida muito simples, sem toxidade e de prevenção. Aquele pequeno detalhe que às vezes a gente não lembra, ou nunca foi orientado a fazer.

Ou melhor, uma daquelas pequenas dicas que eu gosto tanto nesta vida.

Beijo grande

insetos nas tomadas

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

REMOVA AS MANCHAS DAS PAREDES ASSIM COMO DESFIAR FRANGO RÁPIDO SAIBA COMO LIMPAR PORCELANATO SEM MANCHAR REMOVA AS MANCHAS DE VINHOS FACILMENTE ASSIM COMO RECUPERAR MAQUIAGEM EM PÓ QUEBRADA 3 SEGREDOS PARA DOBRAR LENÇOL DE ELÁSTICO COMO TIRAR MANCHA DE CANETINHA 5 USOS DAS FRONHAS QUE VOCÊ NÃO CONHECIA COMO DESAMARELAR SEU ELETRODOMÉSTICO COMO LIMPAR GRADE DE FOGÃO FÁCIL
REMOVA AS MANCHAS DAS PAREDES ASSIM COMO DESFIAR FRANGO RÁPIDO SAIBA COMO LIMPAR PORCELANATO SEM MANCHAR REMOVA AS MANCHAS DE VINHOS FACILMENTE ASSIM COMO RECUPERAR MAQUIAGEM EM PÓ QUEBRADA