[comidinhas]

petiscos na copa


na copa

 

Não tem como negar que somos o país do futebol – na Copa do mundo, seja aqui seja em outra país, ficamos com os olhos, ouvidos e nossa atenção voltada para este evento.  Eu gosto de futebol, sempre gostei, mas confesso que desta vez, no meio de tantas polêmicas eu não estava tão animada. Ledo engano: este meu desânimo e descrédito durou  até  a chegada do primeiro jogo, quando reuni familiares aqui em casa, todos de camisa verde e amarela embalados pela tradicional música “Na cadência do samba“.

No fim das conta, é uma delícia estar na Copa e ter o “assistir ao jogo juntos” como uma bela desculpa para reunir amigos. E quando a reunião de amigos existe, é sempre bacana ter uma bela seleção de petiscos para acompanhar nossos craques de todas as horas. Seguem, então, algumas sugestões para receber nossos amigos na copa (e sempre)

PETISCOS NA COPA

É sempre bacana ter uma seleção simples e fácil de doces e salgados para receber as pessoas em nossa casa. Eu sempre parto do conceito de facilidade ao extremo, para que o anfitrião ou anfitrião não fique preso ao preparo enquanto as pessoas estão em sua casa (e no caso de partidas na Copa, para não perder nenhum lance do jogo).

Uma boa pedida é fazer um combinado de tortas + salada que tem preparo prévio e podem ser servidas frias. A receita campeã na minha casa é a da torta de liquidificador com salsicha, que todo mundo adora.  A receita básica de uma torta como esta é a seguinte:

TORTA DE SALSICHA NA COPA

Ingredientes
Massa

12 colheres de sopa farinha de trigo
3 colheres de sopa de queijo parmesão
2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de óleo
3 ovos
Sal
2 colheres de sopa de fermento

Recheio

300 g de salsicha em rodela

Queijo parmesão

Modo de Preparo

Massa:

Coloque no liquidificador a farinha, o queijo, leite, oleo, os ovos, sal e o fermento
Bata bem e reserve

Após untar a assadeira, despeje a massa e por cima as salsichas em rodela e polvilhe com o queijo parmesão
Leve ao forno pré-aquecido até dourar.

Você pode incrementar esta torta adicionando ervilha, milho, cebola, orégano, mas o resultado mais amado aqui da minha casa é o que leva apenas a salsicha (e super facilita a nossa vida)

Agora, se você quiser servir algo quente, que fique pronto para o intervalo aposte no enrolado de salsicha feito com massa pronta de pastel de forno. Eu já publiquei esta receita aqui mesmo no DECORACASAS sob o nome de “Comida de criança (e para criança)” devido á facilidade de preparo e de agradar ao paladar infantil, mas passados bem 3 anos descobri que os adultos também adoram este petisco, por isto vale um replay da receita

ENROLADO DE SALSICHA NA COPA

Ingredientes

1 pacote de salsicha

1 pacote de massa de pastel de forno

1 ovo para pincelar

10 fatias de queijo

Modo de Fazer

Coloque a massa em um pratinho e nela posicione uma fatia de queijo e uma salsicha.

Enrole com carinho e deixe todos os enroladinhos prontos antes do início da partida.

Há uns 20 minutos do intervalo (ou do final da partida) bata o ovo e pincele sobre a massa e coloque todos os enrolados para assar em forno pré aquecido a 200 C. Dica: deixe um espaço entre um enrolado e outro na assadeira, pois eles crescem durante o cozimento. 😉

Agora vamos aos doces (os meus preferidos!)

Minha paixão por cake pops  (os da foto de abertura) vem de longe! E por isto que eu não poderia deixar de fazer uma versão verde e amarela desta delícia. O preparo exige um pouco de planejamento, mas eu garanto que vale cada mordida!

CAKE POP NA COPA

Ingredientes

1 bolo de chocolate (receita de sua preferência)

Brigadeiro mole

Chocolate branco fracionado

Corante para chocolate

Confeitos

Palitos de pirulito

 

Modo de fazer

Esfarele bem o bolo de chocolate e misture com o brigadeiro até dar o ponto de uma massa uniforme.

Com esta massa, modele pequenas bolinhas de bolo e acomode-as em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Derreta um pouco do chocolate branco no micro-ondas e molhe o palito de pirulito no chocolate antes de coloca-lo na bolinha de bolo (este é o segredo para deixa-lo firme). Depois de terminado, leve as bolinhas para o freezer por 15 minutos.

Enquanto isto, derreta mais chocolate branco e misture-o ao corante escolhido. Depois disto, basta retirar os cake pops do freezes e dar um banho de chocolate em cada um deles, finalizando com uma imersão no confeito. Deixe-os secar em uma superfície forrada com papel manteiga.

O bacana destes cake pops é que além de saborosos eles tem uma durabilidade grande (o chocolate sela o bolo que continua molhadinho por mais tempo).

Outras duas alternativa bacanas para petiscos doces na Copa saíram das minhas amigas blogueiras,  A Cynthia, do Fala Mãe, apostou em um versão verde e amarela  da pipoca feita com açúcar colorido. A receita é simples e dá um charme, vale a pena conferir no link acima. E a Mirella Luiggi, do ótimo Casa de Firulas, fez o bolo verde e amarelo.

E, com tantos doces e salgados disponíveis, temos que caprichar nos bebes. Cerveja, refrigerantes ou sucos são sempre bem vindos. Mas a dica esperta (e muito prática) é deixar à mão pequenas garrafinhas de água para que os convidados possam se servir à vontade, sem depender do dono da casa. As minhas garrafinhas foram personalizadas com silver tape (isto mesmo! Há silver tape de diversas cores disponíveis!) e fitinhas do Senhor do Bonfim para tirar a “zica”. Parece complicado, mas é um processo simples e rápido: tire o rótulo original da água e envolva a garrafinha com a fita adesiva e arremate com um lacinho de fita. Leva menos que dois minutos para colocar esta garrafinha na Copa.

Tudo muito simples, tudo muito fácil.  Agora a gente só espera um bom jogo para entreter o pessoal e aquecer os corações desta galera que está integralmente na copa.

Um beijo,

flavia

na copa

minha nova querida

6 PASSOS PARA A LIMPEZA DAS TREMPES DO FOGÃO

para driblar o calor

3 motivos para não guardar panelas na geladeira

3 MOTIVOS PARA NÃO GUARDAR PANELAS NA GELADEIRA

doce de mamão do sogro

cadeiras verdes

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa