Ouso dizer que as suculentas são as plantas”da moda”. Seja nas revistas de decoração, nas páginas do Facebook ou em qualquer mídia cada vez que uma suculenta – ou um arranjo delas – aparece, elas causam frissom. Segundo a Wikipedia, “uma planta suculenta é aquela que a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.” O que explica também a facilidade de manutenção destas espécies em necessitando de poucos cuidados.
Além disso, a composição de espécies distintas de suculentas resulta em um bonito arranjo – muitas vezes parece que elas já foram criadas para serem combinadas entre si. Tanto a mesa da foto acima – trabalho da Claudia, do La Calle Florida – quanto a janela jardim vertical são provas destas misturas harmônicas.
Agora a boa nova em se tratando de suculentas é que, além da manutenção simples, elas também se reproduzem com uma facilidade impressionante. Na maioria das espécies basta uma folha para gerar mudas de suculentas de novos exemplares. A mesma característica de armazenamento de água que mantém um exemplar adulto vivo em condições extremas é também responsável por gerar novos brotos.
Ao guardar folhas caída de exemplar junto à um berço com terra, pode-se notar o crescimento de pequenas raízes, que mesmo parecendo muito finas e delicadas, serão as responsáveis por nutrir o novo exemplar. Resumindo: fazer mudas de suculentas é MUITO simples.
Com um pouco de cuidado e atenção ao recolher as folhas caídas da sua coleção e acomodá-las em um berço adequado (pode ser uma caixa baixa com um pouco de terra), em pouco tempo você verá vários brotinhos nascerem para aumentar suas mudas de suculentas. Sim, o crescimento é lento, é verdade. Mas vale super a pena vê-las multiplicarem-se com facilidade e a praticamente custo zero.
Encerro o post mal intencionada 😉 . Coloco mais uma imagem de arranjo de diversas mudas de suculentas para inspirar e fazer com que, tal como eu, você caia de amores por estas plantinhas.
Um beijo,