mudas de suculentas

mudas de suculentas1

 mudas de suculentas

Ouso dizer que as suculentas são as plantas”da moda”. Seja nas revistas de decoração, nas páginas do Facebook ou em qualquer mídia cada vez que uma suculenta – ou um arranjo delas – aparece, elas causam frissom.  Segundo a Wikipedia,  “uma planta suculenta é aquela que a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.” O que explica também a facilidade de manutenção destas espécies em necessitando de poucos cuidados.

Além disso, a composição de espécies distintas de suculentas resulta em um bonito arranjo – muitas vezes parece que elas já foram criadas para serem combinadas entre si.  Tanto a mesa da foto acima – trabalho da Claudia, do La Calle Florida – quanto a janela jardim vertical são provas destas misturas harmônicas.

mudas de suculentas22

 

Agora a boa nova em se tratando de suculentas é que, além da manutenção simples, elas também se reproduzem com uma facilidade impressionante. Na maioria das espécies basta uma folha para gerar mudas de suculentas de novos exemplares. A mesma característica de armazenamento de água que mantém um exemplar adulto vivo em condições extremas é também responsável por gerar novos brotos.

mudas de suculentas31

Ao guardar folhas caída de exemplar junto à um berço com terra, pode-se notar o crescimento de pequenas raízes, que mesmo parecendo muito finas e delicadas, serão as responsáveis por nutrir o novo exemplar. Resumindo: fazer mudas de suculentas é MUITO simples.

Com um pouco de cuidado e atenção ao recolher as folhas caídas da sua coleção e acomodá-las em um berço adequado (pode ser uma caixa baixa com um pouco de terra), em pouco tempo você verá vários brotinhos nascerem para aumentar suas mudas de suculentas. Sim, o crescimento é lento, é verdade. Mas vale super a pena vê-las multiplicarem-se com facilidade e  a praticamente custo zero.

Encerro o post  mal intencionada 😉 . Coloco  mais uma imagem de arranjo de diversas mudas de suculentas para inspirar e fazer com que, tal como eu, você caia de amores por estas plantinhas.

Um beijo,

flaviamudas de suculentas21

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA