cor e sabor para celebrar o final do ano

cheesecake

O ano passa, o ano voa e cá estamos nós novamente às vésperas das celebrações de final de ano.

Cresci em uma família em que as comemorações eram grandes e me lembro com clareza de passar um bom tempo quebrando nozes e preparando grandes travessas de comida com minha mãe. Ela sempre estava exausta já no início da grande noite de festa – com toda razão!

Com o passar dos anos descobri que menos é mais. Atualmente a praticidade dá o tom nas minhas escolhas para as festas de final de ano, assim como no dia a dia, o que se traduz em mais descontração, leveza e – o mais importante – uma anfitriã animada e disposta para celebrar com seus queridos.

Este ano decretei que o máximo do luxo no meu menu das festas é fazer receitas com porções individuais para cada convidado servir-se sem cerimônia, obedecendo as vontades do seu estômago, e assim aproveitar a companhia e a boa conversa.

A cereja do bolo, como sempre, fica com a sobremesa: mini cheesecakes com diversas coberturas bem coloridas e inspiração na cartela de cores da Coral, para que cada um possa dar seu tom e gosto pessoal a este novo ano que se inicia. Além disso vira uma brincadeira divertida de cores e sabores, confiram o que pensei:

cheesecake

Combinação bem brasileira: queijo mais goiabada em homenagem à cor de 2015, Sombra de Cedro (50YR 36/263)

cheesecake

Combinação clássica com um pouco de ousadia: cobertura de geléia de mirtilos arrematada com nozes e açúcar de confeiteiro polvilhado.

Cor inspiração: Raiz de Roseira (70RR 16/116)

cheesecake

Combinação doce, mas com fruta: ganache de chocolate e damascos combinam lindamente assim como o Marrom Açaí (84RR 05/082) e o Cobre Califórinia (00YY 23/557)

cheesecake

Casamento perfeito, sem erro: morango com ganache de chocolate = Marrom Açaí (84RR 05/082) + Brilho de Paris (90RR 16/386)

cheesecake

Tradicional revisitado: ganache de chocolate branco – como o Bege Marfim (10YY 68/110), com cereja e mirtilos tem o ar de sofisticação que a gente merece.

 

E agora, as receitas detalhadas:

 

MINI CHEESECAKES

Ingredientes

1 xícara de biscoito maria ou maisena esfarelados

3/4 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar (separadas)

3 colheres de sopa de manteiga derretida

3 pacotes de 150 g de cream cheese amolecido na batedeira

1 colher de chá de essência de baunilha

3 ovos

Forma de alumínio para muffins

Formas de papel para muffins

 

Modo de Fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 170° C.
  1. Misture as bolachas trituradas com duas colheres de açúcar e a manteiga para fazer a base das cheesecakes. Pressione a mistura no fundo das formas para muffin, já colocadas na forma de alumínio.
  2. Bata o cream cheese, o extrato de baunilha e o restante do açúcar em sua batedeira até eles misturarem completamente. Adicione os ovos, um por vez, misturando em velocidade baixa até a completa incorporação.
  1. Transfira a mistura para as forminhas preenchendo 2/3 da capacidade de cada uma delas e asse por 25 a 30 minutos. Esfrie completamente e refrigere os cheesecakes por no mínimo 2 horas. Repare que o centro do doce pode contrair, mas você vai preenche-los com as coberturas.

cheesecake

Para o ganache, tanto de chocolate tradicional quanto o de chocolate branco, basta derreter o chocolate e misturá-lo ao creme de leite.

 

Um beijo e um ano maravilhoso para todos vocês,

flavia

 

 

 

cheesecake

 Esta postagem foi publicada originalmente no Blog da Coral, parceiro do DECORACASAS. 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE