volta às aulas em um espaço

volta às aulas

 

Esta foi a semana de volta às aulas para boa parte dos estudantes. Meus filhos voltaram para a escola na semana passada e todas as vezes que isto ocorre fico com um sentimento misto de alegria por retornar a rotina – gosto dela – com uma sensação forte do tempo passando rápido. Eu me admiro e me encanto com os progressos e desafios, porém o coração de mãe sempre acaba com temores e preocupações. Ao final eu me conformo com esta avalanche de sentimentos e entendo isso como “ossos do ofício materno”.

Emoções à parte, vamos ao lado prático – e decorado – da vida. Nunca optei por escrivaninhas nos quartos dos filhotes porque tenho um escritório (o meu) em casa e achava interessante o fato de todos termos um “local de trabalho compartilhado” para passar o conceito de que o momento da lição de casa para eles era tão importante quanto o momento de trabalho para mim. Na teoria lindo, na prática um problema.

volta às aulas

Por mais que tentasse deixar o espaço 100% pronto para a chegada deles diariamente, não era sempre que conseguia. E no último trimestre do ano tive que acomodar confortavelmente também o marido e uma grande papelada; moral da história? Ninguém feliz nem confortável com o arranjo. Portanto, uma das resoluções de ano novo era preparar um espaço adequado para o estudo das crianças antes da volta às aulas.

Ao invés de uma marcenaria planejada, optamos por soluções prontas de lojas de decoração tanto pelo preço quanto pela praticidade. Dois espaços individuais – mesa + gaveteiro para o menino e mesa/estante para a menina – na sala de brinquedos resolveram super bem nossas questões de organização e espaço. Além disto, pedimos ajuda para os filhos no processo de montagem dos móveis e cadeiras – o que fez com que eles ficassem mais envolvidos e animados com “o novo espaço para fazer lição”.

volta às aulas

Deste processo todo, acho que vale pinçar algumas dicas interessantes para montar um espaço adequado para a volta às aulas (e aos estudos) dos nossos filhotes:

  • Programe um espaço que possa acomodar a maior parte dos materiais utilizados pelo seu filho para que, uma vez sentado e concentrado, ele não precise sair para buscar parte dos seus materiais de estudo;
  • Uma lista básica de itens para crianças menores passa por lápis preto, apontador, borracha, régua, lápis de cor, tesoura. Os maiores, em geral, demandam itens mais “sofisticados” mas que eles próprios podem gerenciar. Não se esqueça de uma lixeira também!
  • Luz é importante. A iluminação natural ideial é a lateral e ter sempre um foco de luz direcionado é uma boa pedida para quem tem que estudar à no final da tarde ou à noite. Neste caso opte por lâmpadas com luz “amarela” natural e, de preferência, de led ou luz fria.
  • A cadeira é um item importantíssimo. Vários estudos dizem que a criança (e adultos também) concentram-se melhor quando tem os dois pés apoiados no chão e a coluna apoiada no espaldar. Faça um pré teste da cadeira a ser utilizada com seus filhos.
  • Espaço próprio também é espaço de organização. Ensine seu filho a deixar seu espaço organizado após cada utilização.

 

Desta forma só posso desejar uma ótima volta às aulas para todos!

Um beijo,

flaviavolta às aulas

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE