7 ALIMENTOS QUE NUNCA ESTRAGAM | #ADICADODIA

Chega de jogar comida no lixo!

Seja um cosmético, um produto de limpeza ou alimento, checar datas de validade é sempre essencial para garantir que você receberá, daquele item, uma entrega máxima de qualidade e funcionamento. No caso dos alimentos, a importância é ainda maior, uma vez que alimentos estragados podem causar mal-estar, intoxicação alimentar ou outros problemas de saúde.

Mas, em alguns casos, o prazo de validade estipulado pelo fabricante não passa de uma exigência que o mesmo precisa cumprir. Afinal, existem alguns alimentos que, quando bem conservados, não estragam!

Em seu novo vídeo, a Flávia nos contou quais são os 7 alimentos básicos da nossa dispensa que nunca estragam. Você confere todas as informações abaixo, no vídeo no topo deste post ou, ainda, no canal A Dica do Dia, no YouTube: https://goo.gl/gD1VD3.

alimentos que nunca estragam

Alimentos que nunca estragam

Mel

Esse delicioso alimento natural não estraga. O importante é mantê-lo bem fechado para evitar o aparecimento de bichos como formigas, abelhas ou demais animais atraídos pelo doce. Se endurecer, coloque o pote em uma panela com água (como se fosse banho maria), até 36 graus, ou coloque o doce no sol, que a consistência natural irá se restabelecer.

Arroz

Desde que você armazene em um pote hermético, de vidro e bem vedado (ou ainda no pacote original), e consiga conservá-lo sem o aparecimento de bichinhos e comichões, o arroz pode ser aproveitado independentemente do tempo de sua produção. À exceção do arroz integral, que possui mais gordura e, portanto, perde sua textura com o tempo.

Vinagre

O nosso bom e velho amigo (ou, até, melhor amigo!) vinagre está conosco em todas as horas – desde temperar a salada até as mais variadas funções de limpeza. E a melhor parte de tudo isso é que o vinagre pode ser utilizado até acabar. Então, desencane do prazo de validade estipulado na embalagem e use-o quando quiser!

Sal

Sal de cozinha, em qualquer uma de suas variações (como o marinho ou o rosa, por exemplo), também não tem prazo estipulado para seu uso. Aliás, por aqui tem uma dica de ouro para conservar o sal sempre solto dentro do saleiro. Confira aqui!

Amido de milho

Também conhecido como maizena, o amido de milho não costuma ser um item da dispensa que acaba facilmente. Afinal, esse ingrediente é utilizado em pequenas quantidades na maioria das receitas e, portanto, a duração é estendida.

Sendo assim, ainda bem que o amido de milho está na lista de alimentos sem prazo de validade! Mas, é importante lembrar que a conservação depende de você – coloque em um pote de vidro bem fechado para manter o ingrediente apto para consumo.

Açúcar

Quando conservado de maneira adequada, o açúcar pode ser utilizado por muito tempo – assim como os outros alimentos dessa lista, não possui prazo de validade determinado. Então, vede bem para evitar as formigas e, também, aproveite a dica para evitar que o açúcar empedre.

Feijão

É verdade que quanto mais velhos forem os grãos de feijão, mais o processo de cozimento irá demorar. Porém, isso não quer dizer que ele esteja impróprio para consumo. Novamente, tudo depende de você: basta conservar os grãos de maneira adequada para evitar qualquer bicho ou bactéria.

esses alimentos nunca irão estragar

A partir de agora, nada de jogar alimentos que ainda estão em ótimo estado para consumo no lixo! E se você conhece mais algum ingrediente que poderia entrar nessa lista, deixe nos comentários! Vamos adorar ter esse bate-papo com você.

Até a próxima,

Equipe Flávia Ferrari

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE