GARANTA JÁ UMA COZINHA ORGANIZADA E SUPER PRÁTICA COM APENAS 5 DICAS

 

Por Gisela Wittmann – Associada do Organizada

 

Garanta já uma cozinha organizada e super prática com apenas 5 dicas

Sua cozinha nunca fica organizada?

A cozinha te toma mais tempo do que gostaria?

Fica irritada toda vez que quer pegar uma travessa e tem que tirar um monte de coisas da frente ou de cima?

Se respondeu sim para alguma destas perguntas, continue lendo, pois encontrará as soluções que necessita e elas vão transformar sua rotina, sua cozinha e, porque não dizer, sua vida.

5 DICAS PARA UMA COZINHA ORGANIZADA E PRÁTICA

  1. Descarte

Porque ter 50 vasilhas plásticas se utiliza somente 10?

O excesso de utensílios sem uso acaba tomando espaço precioso dos armários e dificulta a busca do que realmente é utilizado. Com o espaço que este excesso toma, é possível organizar melhor os demais cujo uso é frequente e ainda, por consequência, contribuir com as pessoas necessitadas.

Descarte feito, espaço aliviado, vamos organizar o que ficou.

  1. Categorize e setorize

Guarde junto coisas afins, da mesma família e deixe-as próximas ao local onde serão utilizadas. Por exemplo: todas as panelas e suas respectivas tampas organizadas juntas, próximas ao fogão.

Este simples ato economiza muito o tempo na cozinha.

  1. Deixe à mão os itens utilizados mais frequentemente

Dê preferência para guardar os itens frequentemente utilizados à altura dos olhos e das mãos para deixar este acesso mais rápido. Uma ideia simples e que agiliza o café da manhã é fazer uma cesta com os itens utilizados como açucareiro, adoçante, granola, chocolate em pó e outros.

Nos armários mais altos e de acesso mais difícil deixe os itens usados esporadicamente.

  1. Organize de forma a visualizar tudo

Evite colocar itens atrás de outros. Mas, como nem sempre isso é possível, uma dica bacana de organização para driblar armários profundos é utilizar cestos para fazerem a função de gavetas. Isso facilita o acesso do que precisa ficar atrás.

O uso de cestos também é muito eficiente para armazenamento de produtos alimentícios, pois além de categorizados, permitem o controle do que se tem e de suas validades (economia financeira), já que tudo está visível e é muito fácil colocar a nova compra atrás da existente, prática necessária para evitar alimentos vencidos.

  1. Acesso imediato de cada item  

Evite ao máximo fazer pilhas de utensílios para que o acesso, por exemplo, àquele refratário maior seja imediato e não dependa de tirar a pilha pesada de vários refratários para poder pegar o de baixo.

Para isso procure armazená-los na vertical. Existem no mercado organizadores que sustentam os refratários desta forma, possibilitando que a retirada de um deles não dependa dos demais.

Outra coisa muito comum em armários de cozinhas são prateleiras muito altas onde os utensílios como pratos, copos, xícaras e pires ficam amontoados em baixo enquanto existe um vão não aproveitado acima deles. Vale a pena fazer nova prateleira para “desembolar” estes itens e agilizar seu acesso.

No mercado também existem prateleiras aramadas, gavetas e porta xícaras de encaixar na prateleira, que possibilitam que cada item tenha seu espaço único e determinado sem depender da retirada de outro para acessá-lo.

Tenho certeza que com estas 5 dicas você se libertará das questões iniciais e sua cozinha será motivo de bem estar.

Qualquer dúvida, entre em contato e terei imenso prazer em ajudar.

“Quando você começa a organizar algo em sua vida, mesmo que seja apenas o seu armário, seu e-mail ou sua agenda, isso gera uma força e uma energia tão absurda que tudo em volta acaba sentindo o impacto e mudando também. Para melhor!” (Gabriela Brasil)

 Saiba mais sobre Gisela Wittmann no link: https://organizada.com.br/guia/gisela-wittmann/

 


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE