5 HÁBITOS QUE AJUDAM NAS TAREFAS DE CASA

Qual é sua maior dificuldade quando o assunto é a organização da casa? Em muitos casos eu percebo que é a falta de hábitos que fazem da organização, uma rotina no seu dia a dia. Pensando nisso, vou te ensinar 5 hábitos que ajudam nas tarefas de casa.

Algumas das desculpas que eu mais ouço quando o assunto é a organização da casa, é a falta de tempo para as tarefas domésticas, ou então, por não saberem como fazer dessas tarefas algo do dia a dia.

No final, a casa está sempre arrumada, mas nunca organizada, aliás, você sabe qual é a diferença entre arrumação e organização?

Arrumação é quando você só tira a bagunça de vista, como por exemplo, tirar todas as roupas da poltrona da bagunça e joga dentro do armário. No final, a bagunça continua lá, só mudou de lugar.

Já a organização é quando você cria métodos que perduram, todos os moradores da casa conseguem seguir e esse método de organização se torna algo da rotina.

E como essa rotina é implementada? Em muitos casos mais do que seguir cronogramas, o que realmente muda nossa relação com a organização são os hábitos.

É por isso que vou te ensinar os 5 hábitos que ajudam nas tarefas de casa.

1º Cronometrar as tarefas

Esse é um hábito muito simples, que quem me acompanha nas minhas redes sociais já deve ter visto.

Eu sempre oriento minhas seguidoras e alunas a cronometrar as tarefas do dia a dia, como por exemplo, cronometrar quanto tempo você leva para arrumar a cama. Esse hábito vai ajudar muito na sua organização.

Assim, você sabe exatamente quanto tempo leva para realizar cada uma das tarefas, e consegue distribuir cada uma delas durante seu dia. Então, nos dias mais cheios, você já sabe que lavar o banheiro por exemplo, vai acabar demorando mais, então é melhor organizar essa atividade para outro momento.

2º Caro é o que a gente não usa

Isso é mais que um hábito, é realmente um lema que levo na minha vida, caro é tudo que a gente não usa.

E aqui vai muito além do valor que você realmente pagou por determinado produto ou eletrodoméstico. Por exemplo, eu uso a minha lava-louças todos os dias, para muitas pessoas esse é um eletrodoméstico caro, mas como ela realmente me ajuda a ganhar tempo, para mim, não foi um gasto, foi um investimento.

Agora, por exemplo, algo que foi caro para mim, são aquelas bugigangas que prometem descascar mais facilmente os alimentos, eu comprei isso, testei e odiei. No final eu não uso, e por isso, para mim isso custou caro, afinal, foi um dinheiro que poderia ter usado em outra coisa.

Percebe a diferença? Caro são as coisas que você compra no impulso, ou então que você não conseguiu adaptar na sua rotina e dia a dia.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3º Foque nas tarefas

Quando você começa uma tarefa, você realmente foca apenas nisso? Ou acaba parando no meio, vai olhar o celular, vai atender um telefone e no final, a tarefa acaba sendo esquecida no meio?

Estudos mostram que quando você não foca nas tarefas, acaba gastando 20% mais tempo para realizá-las. Então aquilo que levaria poucos minutos, acaba demorando horas.

Vai arrumar a cozinha? Foque apenas nessa tarefa, seu dia rende muito mais assim.

4º Cronogramas da internet não funcionam

Vejo muitas pessoas decidindo que vão fazer da organização uma rotina e o primeiro passo que dão, é justamente baixar um cronograma de tarefas aleatório da internet, no final, o cronograma não funciona e elas acabam se frustrando.

Mas o problema aqui é realmente o cronograma? Na verdade, o problema é que esse modelo padrão não se adaptou a sua rotina. Por isso eu bato tanto na tecla sobre a importância de criar Cronogramas de limpeza personalizados, conforme eu ensino no meu curso Cronograma da Casa.

O Cronograma é uma ferramenta muito poderosa na organização, desde que, ele se adapte a sua realidade.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5º Faça uma lista de tarefas

E para finalizar os hábitos que ajudam nas tarefas de casa, sempre faça uma lista das tarefas que você vai realizar no dia.

Aqui é importante ser realista, não adianta criar uma lista gigante de tarefas se você sabe que não vai ter tempo de cumpri-las, isso só vai gerar frustrações.

Coloque as tarefas que realmente precisam ser realizadas no seu dia e de preferência, o tempo que você leva para fazer cada uma. Quando completá-las, sinalize.

No final do dia, você vai perceber o quanto foi produtiva e quanto tempo levou para realizar cada uma delas.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Viu só, como mais do que tarefas, a organização é feita de hábitos?

Beijos!

5 DICAS DE ORGANIZAÇÃO SEM GASTAR
5 DICAS DE ORGANIZAÇÃO SEM GASTAR

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA