[Rapidinhas]

6 DICAS PARA RETOMAR A ROTINA


Novembro é um mês cheio de feriados, além disso, esse ano temos um evento que vai tirar todo mundo da rotina, a Copa do Mundo. Levando tudo isso em consideração, quero conversar com você sobre 6 dicas para retomar a rotina.

E aí já começo lançando uma pergunta, você acredita que a rotina é boa? Que te faz bem? Ou só vale para quem trabalha fora de casa?

Bom, eu sou uma pessoa que defende muito a rotina, não estou dizendo que ela precisa ser um sistema rígido de regras que nunca mudam, mas gosto de ter um norte no meu dia a dia e para isso a rotina é essencial.

Mas e quando a rotina muda?

Bom, eu tento ao máximo manter uma rotina no meu dia a dia, principalmente nos dias de semana. Mas algumas vezes tenho compromissos que mudam essa organização. Como por exemplo, viagens de trabalho.

Quando essas coisas acontecem, viagens, compromissos fora de casa, feriados, eventos, confesso que sempre preciso de um empurrão para voltar para a rotina.

Essa semana passei por isso, fui viajar, voltei no meio de um feriado e a rotina mudou, o que estou fazendo então? Estou usando essas 6 dicas para retomar a rotina.

1- Se possível, separe um dia para descansar

Primeiramente, se possível, separe um dia só para seu descanso.

Não adianta sair da rotina, mudar de ambiente, de tarefas, horários e hábitos e achar que vai simplesmente voltar a chave para a rotina padrão.

O ideal é separar um dia, ou pelo menos um período do seu dia para descansar, realmente desligar de tudo para recarregar as baterias.

2- Retome os pequenos hábitos

Quando falo em retomar a rotina, não estou falando apenas das tarefas domésticas, estou falando também dos pequenos hábitos que fazem parte do nosso dia a dia e nosso cérebro associa a um padrão de tarefas.

Como por exemplo, eu começo o meu dia com duas tarefas principais: arrumar a cama e cuidar da minha pele.

O que você faz todas as manhãs? Toma um café? Coloca as roupas para lavar? Lava o rosto sem pressa? Então retome esse hábito para o cérebro entender que estamos na programação normal novamente.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3- Reorganize o cronograma

Eu uso o Cronograma da Casa para organizar as tarefas domésticas do dia. Já falei várias vezes sobre os benefícios do cronograma por aqui.

Mas uma tecla que sempre bato, é a importância de termos um cronograma de tarefas flexível, que se adeque a nossa rotina e não o contrário.

Se estamos voltando a rotina, isso quer dizer que saímos do que era previsto, então isso quer dizer que o que planejamos, não faz mais sentido em alguns dias.

Então para retomar a rotina é importante rever o cronograma de tarefas planejado, estabelecer novas prioridades em cima dessa mudança. Por exemplo, você pode ter colocado no cronograma da semana organizar as gavetas, mas agora, a prioridade é lavar as roupas sujas da mala.

Reorganize o cronograma levando essas mudanças em consideração.

4- Faça uma tarefa que você gosta

Eu sei, não é fácil voltar a rotina. Então para se motivar, coloque no dia uma tarefa que você gosta de fazer.

Por exemplo, regar as plantas. Isso ajuda a dar aquele gás para voltar nas tarefas do dia.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5- Faça uma tarefa que você não gosta

E como tudo na vida é equilíbrio, para retomar a rotina, inclua no dia uma tarefa que você não gosta de fazer.

Quando finalizar, a sensação de dever cumprido vai fazer a escolha valer a pena e no final, você termina o dia com uma tarefa que não gosta de fazer já pronta.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

6- Inclua momentos de pausa no dia

Eu conheço muitas pessoas que quando voltam para a rotina querem resolver tudo que não foi feito em alguns dias, em um só.

O resultado é: cansaço, irritação e em muitos casos a frustração por não ter finalizado a lista infinita de tarefas.

Por isso, minha última dica para retomar a rotina é distribuir de forma consciente as tarefas, levando em consideração quantos dias você ficou fora e o tempo que vai ter para realizá-las, além de incluir dentro da programação momentos de descanso e pausas.

Separe as tarefas por blocos e depois de algumas delas concluídas, coloque um bloco de alguns minutos de descanso. É nesse momento que você vai aproveitar para dar aquela olhada das redes sociais, por exemplo.

Dessa forma você tem foco no momento das tarefas e equilibra com momentos de descanso.

E você, também é amiga da rotina? Me conta nos comentários.

Beijos!

mamãe pata e os seus patinhos

mais pinhas e dicas econômicas

aladas

encontrinho dos 100.000 inscritos no canal

thanks

rendada

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa