[Organizada PRO]

“QUANDO TODOS PARTICIPAM DA ORGANIZAÇÃO DA CASA, TODOS SAEM GANHANDO NO TEMPO E NO LAZER”


Aluna do curso Organizada Pro explica as vantagens em incluir toda a família na rotina de limpeza e organização da casa

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, 85% dos afazeres domésticos são responsabilidade da mulher. Como já podemos esperar, o resultado dessa falta de distribuição de tarefas é a sobrecarga de trabalho, a exaustão e em muitos casos, um descompasso dentro da casa.

É por isso que é tão importante envolver todos os moradores da casa na rotina dos afazeres domésticos, só assim, a rotina se torna mais equilibrada e leve para todos. “Quando todos participam da organização da casa, todos saem ganhando no tempo e no lazer”, explica a personal organizer Erika Guimarães, que atua na cidade de São Carlos, interior paulista e é aluna do curso Organizada Pro, ministrado pela home expert Flávia Ferrari

Também sabemos como essa divisão pode ser um desafio, é uma quebra de paradigmas e principalmente, uma mudança de hábitos que precisa envolver todos os moradores, por isso, conversamos com a personal para entender como realizar esta divisão de tarefas no dia a dia da sua casa.

Como começar esta divisão da organização da casa?

O primeiro passo é sempre o mais desafiador, mas quando todos estão envolvidos no processo e entendem a sua necessidade, tudo fica mais fácil. 

Falamos muito sobre a necessidade de todos os moradores entenderem o motivo das mudanças, mas, em muitos casos, existe também uma resistência da dona da casa. “Sabemos que existe muita resistência tanto das donas da casa, quanto dos familiares em assumirem essa responsabilidade”, conta Erika. 

Os motivos variam, vai desde a falta de paciência em ensinar os outros moradores a como fazer e até mesmo, em entender que esta é uma responsabilidade compartilhada, que distribuir as tarefas não é um atestado de fracasso desta mulher, muito pelo contrário, é uma forma de conquistar uma rotina mais saudável para todos.

E o primeiro passo para começar esta mudança é investir na comunicação. “Na maioria das vezes, mudar uma rotina de ‘bagunça’ é bem cansativo porque exige paciência e persistência”, conta Erika, mas ela reforça que informar todos os moradores desta mudança e passar como a organização da casa funciona, é um bom começo. “Informe-os dando o exemplo, – sempre funciona, afinal você notou que a família precisava mudar-, e conte sobre a mudança com aquele jeitinho”, completa.

Algumas formas práticas de começar esta mudança são:

  • Ensinar e informar sobre o dia a dia da casa, o que deve ser realizado em cada dia;
  • Fazer uma tabela com as tarefas e obrigações de cada morador;
  • Etiquetar caixas, prateleiras e demais itens de organização, assim, todos sabem onde cada objeto deve estar;
  • Entender e aceitar que cada um realiza a tarefa de uma forma, por isso, o importante é conquistar o objetivo final: ter a casa limpa e organizada com a colaboração de todos.

❤ Está cansada das tarefas domésticas? Tudo sobra para você? Vem comigo que você precisa conhecer o Cronograma da Casa 2.0! Saiba mais aqui.

Não desista no primeiro sinal de resistência

Mais um ponto importante, é que esta mudança nem sempre vai ser aceita logo de primeira, afinal, ninguém gosta de sair da zona de conforto. “A resistência sempre vai acontecer, afinal nosso cérebro quer nos poupar de ter trabalho”, conta a personal.

Mas nem por isso, você deve desistir, afinal, é sempre importante lembrar os benefícios que esta mudança vai trazer para toda a família. “Não existe uma mágica nem uma fórmula para isso, existe muito diálogo, persistência, hábito e o tão esperado prazer em ter tudo facilitado e sem estresse”, afirma Erika.

❤ Guarda-roupa bagunçado? Quer ter um armário de revista, bonito e organizado? Conheça o meu curso Como Dobrar! Clique aqui e saiba mais.

5 vantagens em incluir todos os moradores na rotina doméstica

Como sabemos que essa mudança exige a persistência e paciência da dona da casa, pedimos então para Erika Guimarães elencar cinco vantagens que esta mudança vai trazer para a rotina do lar e toda a família. Confira:

1- Economia de tempo:

Com as tarefas compartilhadas, sobra mais tempo para todos aproveitarem os momentos de descanso e lazer.

2- Diminuição do stress:

É comprovado cientificamente o quanto a sobrecarga de trabalhos domésticos prejudica a saúde mental da mulher, resultando assim, em quadros de stress, ansiedade e exaustão. “O estresse não vai fazer mais parte dessa família, dessa casa, dessas tarefas, já que foram todas divididas”, conta Erika.

3- Otimização do tempo no dia a dia

Quando todos sabem onde é guardado cada item, onde buscar cada objeto e onde guardar cada um deles, não existe mais a situação de perder tempo buscando algo, como, por exemplo, se atrasar para um compromisso por não encontrar os calçados para a ocasião.

4- Melhora na autoestima

Com a distribuição de tarefas, sobra tempo para você olhar e cuidar de você também. “Essa mudança melhora até a autoestima, já que a cabeça não está mais atordoada de tantas coisas, essa mulher poderá focar só nela”, fala Erika.

5- Encontra mais tempo para realizar outras atividades

Com a melhor distribuição de tarefas, vai sobrar tempo para você realizar aquele curso que estava parado há tanto tempo, ou então, fazer aquela atividade física que já era meta do ano.

Bônus

Com a organização das tarefas durante a semana, com todos envolvidos, a família consegue até mesmo tirar aquele tempinho para planejar um final de semana com atividades diferentes ou até uma viagem.

❤ Se a sua casa está cheia de coisas, desorganizada, e você quer dar um fim nisso, você precisa do curso Organizada. Vem ver aqui.

Quer profissionalizar seu negócio?

Conheça o curso Organizada Pro, ministrado pela home expert Flávia Ferrari, autora do livro A Dica do Dia.

Flávia compartilha suas técnicas e métodos de organização e limpeza há mais de dez anos pela internet, através do seu canal no YouTube e redes sociais. O curso Organizada Pro é para você, que já atua no mercado de organização e limpeza, mas sente falta de capacitação, de como organizar seu negócio, como gerir seus clientes e principalmente como faturar mais.

Venha transformar seu negócio com a Flávia Ferrari, conheça mais com nossa equipe através do WhatsApp: https://wa.me/5511950078801

algo de hilário…

DESAFIO: TRANSFORME SUA VIDA EM 15 DIAS!

COMO LIMPAR BOX COM SUPERDICAS | #ADICADODIA

bodas de papel

a importância da castração

9 usos para o freezer que você não sabia | #aDicadoDia

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa